Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

JOSÉ MEDEIROS

"Céu e Inferno em Terras Alagadas": exposição retrata devastação no Pantanal causada pelos incêndios de 2020 e 2021; confira programação

Foto: José Medeiros

O silêncio da morte em um cenário de guerra criado entre as queimadas que devastaram milhares de hectares no Pantanal em 2020 e 2021 é o destaque de José Medeiros, com a primeira etapa do projeto Pantanal+10 – que documenta o bioma durante uma década (2020 – 2030). Documentarista, o fotógrafo Medeiros é o idealizador do projeto e lançará o livro e exposição “Céu e Inferno em Terras Alagadas” no dia 14 de setembro, terça-feira, às 19h no Palco Cultural do Goiabeiras Shopping, em Cuiabá. 

Segundo José Medeiros, o projeto Pantanal+10 vem conscientizar a sociedade sobre os reais impactos negativos que a ação humana traz para o planeta. As imagens são ferramentas potentes, capazes de transmitir sensações e sentimentos, gerar reflexões sobre a importância e urgência da conservação e preservação ambiental. “O Pantanal vem sendo ameaçado ano após ano pela mineração ilegal, a fronteira agrícola que consume a vegetação nativa, e principalmente as absurdas propostas de criação de hidrovias no rio Paraguai e a implantação de hidrelétricas. O Pantanal é um berçário da natureza hoje pedindo socorro”, alerta o fotógrafo.

Leia mais: 
Fotógrafo mato-grossense lança livro e documentário sobre o Pantanal no Festival de Fotografia Tiradentes



O projeto Pantanal+10 se apresenta durante o mês de setembro no Goiabeiras Shopping com a Exposição “Céu e Inferno em Terras Alagadas”: uma composição de séries fotográficas em tamanhos variados e instalações expográficas. Na abertura haverá uma performance provocativa do documentarista José Medeiros com a participação de artistas e atores locais.
 
O fotógrafo documenta a região há 30 anos e explicou que existem muitas belezas por ali: um jovem macho de onça pintada atravessando o rio Paraguai ou por exemplo o casal de Tuiuiús reconstruindo seu ninho em uma árvore queimada pelos incêndios. “A natureza se molda, mas a vida no Pantanal depende da água”, disse.



Segundo José Medeiros, o projeto Pantanal+10 vem conscientizar a sociedade sobre os reais impactos negativos que a ação humana traz para o planeta. As imagens são ferramentas potentes, capazes de transmitir sensações e sentimentos, gerar reflexões sobre a importância e urgência da conservação e preservação ambiental.

“O Pantanal vem sendo ameaçado ano após ano pela mineração ilegal, a fronteira agrícola que consume a vegetação nativa, e principalmente as absurdas propostas de criação de hidrovias no rio Paraguai e a implantação de hidrelétricas. O Pantanal é um berçário da natureza hoje pedindo socorro”, alerta o fotógrafo.

Nos dois primeiros anos, o destaque foram os incêndios de 2020 “uma das coisas mais tristes que fotografei, o silêncio da morte, um cenário de guerra”, relembrou, destacando a importância da fotografia como ferramenta de registro e comunicação.  

Pantanal+10 é um programa que tem o objetivo documentar o Pantanal, durante dez anos, entre 2020 a 2030, com o propósito de registrar as profundezas desse bioma. Para o documentarista, Medeiros, “o propósito é de imaterializar as transformações ambientais e históricas dessa brava gente”. Patrimônio natural da humanidade, o Pantanal é uma das maiores planície alagável do mundo.


 
As ações do programa visam, com produções de conteúdos inéditos e anuais, retratar a história, a conscientização da preservação, da biosfera, da cultura e do povo pantaneiro. Os dois primeiros anos de documentação da década no Pantanal serão voltados para os acontecimentos do mundo em pandemia, as queimadas que destruíram milhares de hectares em 2020 e a seca de 2021.

Serão documentados os impactos sociais, econômicos e ambientais que foram vividos no local. “O projeto vai acompanhar a evolução da maior planície alagada do planeta pelos próximos anos”, disse Medeiros.

O livro "Céu e inferno em terras alagadas" é composto por uma seleção de fotografias com participação da crítica de arte Aline Figueiredo. Também têm textos do artista plástico, escritor e crítico de arte, membro da academia sul-mato-grossense de letras, Humberto Espíndola. Ainda, texto do fotógrafo, crítico de fotografia e curador Juan Esteves.

O documentário "Fogo e Fé", um curta metragem, traz depoimentos da tragédia vivida pelos pantaneiros, cenas impactantes da destruição do bioma e a fé das mulheres rezadeiras que clamam pela salvação do pantanal. O documentário foi produzido com recursos da lei Aldir Blanc através do edital Conexão Mestres da Cultura da Secretária de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, apoio da Nobre Photo Print e Belgo Arames.



PANTANAL +10

O projeto nasceu do questionamento “O Pantanal é a maior planície alagada do mundo, patrimônio Natural da humanidade, reserva da biosfera, mas até quando?”. A partir dos incêndios de 2020, José Medeiros se propôs documentar as transformações pantaneiras durante os próximos dez anos. Estamos na produção da segunda fase, o terceiro ano do projeto sob título, Águas do Pantanal, vamos documentar as principais nascentes e os rios que formam o complexo mosaico de biomas que formam o pantanal.

Conforme dados do MapBiomas - Mato Grosso do Sul é o estado brasileiro com a maior redução hídrica, 57% seguindo pelo estado de Mato Grosso, onde basicamente o Pantanal, e toda a bacia do Paraguai perderam 80% da superfície de água.

O projeto Pantanal +10 é idealizado por José Medeiros imerso há 30 anos no Pantanal. Em 2014, lançou seu primeiro livro de fotografias, resultado de onze anos de dedicação. “O Pantanal de José Medeiros” retrata o homem pantaneiro e sua cultura singular ainda preservada.

A Associação A Casa do Centro é responsável pela produção, execução e realização do projeto. Em Cuiabá contamos com a parceria para realização da mostra, o Palco Cultural Goiabeiras localizado no I Piso mall e a  Cia das Artes e Associados - CIDARTA .

O projeto tem apoio do Sesc Pantanal, Documenta Pantanal, Instituto do Homem Pantaneiro (IHP), Belgo Bekaert Arames, Nobre Photo Priting Impressões Fine Art, Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Observatório do Pantanal e Instituto Centro de Vida (ICV). Interessados em conhecer e apoiar o projeto, acessar nossas redes sociais @josemedeirosfotografo e @acasadocentromt. Mais informações: 65 99272 0314
 
SERVIÇO:
Exposição Céu e inferno em terras alagadas
GOIABEIRAS SHOPPING
Av. José Monteiro de Figueiredo, 500 – Duque de Caxias Cuiabá MT Cep 78043-300
Local Palco Cultural Goiabeiras Shopping | 1º piso | Sala 266
Abertura: terça-feira, 13 de setembro | Horário: 19h
Funcionamento: de Segunda a Sábado das 14h às 20h
Para agendamentos: 65 992720314
#todospelopantanal
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet