Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

CULTURA CIRCENSE

Encontro internacional dos Artistas do Picadeiro começa nesta quinta em Cuiabá e Várzea Grande

Foto: Reprodução / Divulgação

Encontro internacional dos Artistas do Picadeiro começa nesta quinta em Cuiabá e Várzea Grande
Acrobatas, palhaços, malabaristas, equilibristas e muitos artistas estarão presentes no 5º Encontro Internacional dos Artistas do Picadeiro de Mato Grosso, espalhando luz e alegria por Cuiabá e Várzea Grande, a partir desta quinta-feira (25), até o sábado (28). Na capital, as atividades, apresentações e oficinas acontecerão no Sesc Arsenal e Parque das Águas e, em VG, no Parque Berneck. Executado pelo Em Cena Escola Livre de Palhaços de MT, o festival tem intuito de servir como encontro para discussões de arte, sobre o fazer rir, o ser e fazer a arte de palhaço e circense.   Confira a programação completa abaixo. 

Leia mais: 
Conheça Labirinto Arte: espaço dedicado à pesquisa, criação e formação em artes no centro de Cuiabá

Além disso, o encontro será palco para troca de ideias, informações, reflexões e experiências entre os executores circenses e o público em geral, seja amador ou profissional. O propósito é contribuir para a valorização, visibilidade e qualificação dos profissionais do circo para pautar e aumentar a experiência dos interessados sobre o tema.



As atividades, apresentações e oficinas acontecerão no Sesc Arsenal e Parque das Águas, na capital, e no Parque Berneck, em VG.  Artistas e trupes de Campo Verde, Rio de Janeiro, Brasília e até figuras do circo de Bogotá, na Colômbia, estarão presentes no encontro internacional.

Programação

A abertura oficial acontecerá no jardim do Sesc Arsenal, a partir das 19h desta quinta-feira (25), com cerimônia inaugural das atividades para abrir o encontro internacional.

No mesmo dia, ocorrerá o espetáculo do Circo Viva, encenado pelo grupo de teatro de rua do Rio de Janeiro. Equilibrismo, malabares, músicas e ‘palhaçaturas’ para crianças, jovens e adultos compõe o roteiro.

No sábado (27), o público poderá aprender com a oficina Criacirco Palhaçaria, das 9h às 11h30 e das 13h às 15h, ainda no espaço do Sesc.

O encontro segue para Várzea Grande na sexta-feira (26), quando será encenado o espetáculo “Fuzuê dos Palhaços”, no Parque Berneck, a partir das 17h. Performances e música prometem fascinar os entusiastas. Quem comanda a apresentação é o Palhaço Zabilim Plim Plim.

O Parque das Águas recebe o espetáculo “Benedito, Abençoado e Bendizido” no sábado (27) a partir das 17h. Realizado pelo grupo circense ‘Mamulengo’, de Brasília, no Distrito Federal, a peça ficou conhecida como teatro de bonecos e pretende fazer os participantes flutuarem com as cenas.  



O encontro se encerra no domingo (28) com dois espetáculos. O primeiro será às 16h com a Trupe do Trampolim apresentando “Um Salto de Rua ao Picadeiro”. Às 19h, os circense de Bogotá, da Colombia, apresentam “Si A, Meta Amor Fosse?”.
 
Em Cena Escola de Artes
 
A associação Cultural Em Cena Escola de Artes de Cuiabá, é um espaço de conhecimento, assimilação e recriação das inúmeras manifestações artísticas do país, que celebra a riqueza da cultura regional e nacional na importância da sua diversidade.

Tem como foco a pesquisa e reelaboração da cultura popular brasileira. Novos valores, novas maneiras de construir saberes e proporcionar ao indivíduo um outro modo de pensar as relações na sociedade contemporânea.

A Em Cena Escola de Artes De Cuiabá foi premiada como Ponto de Cultura EM CENA Escola de Palhaços pela Rede de Pontos de Cultura pelo Ministério da Cultura e Secretária de Estado de Cultura de Mato Grosso – 2017/2018 e Teatro na Educação Escolar através de emenda Parlamentar através da Casa Civil e Secretaria de Estado de Educação 2017/2018.

É um Ponto de Cultura que atua em formato de Escola de Treinamento que tem como principal objetivo ensinar o ofício do teatro e do Palhaço às crianças, adolescentes, jovens, adultos e melhor idade.

E também ser um espaço de fruição dos produtos culturais gerados no espaço e a partir dele, ofertar espaço para ocupação de artistas e grupos, suprindo a ausência de locais culturais para ensaios e pequenas apresentações artísticas e, sobretudo formador de novas plateias.

SESC ARSENAL – JARDIM – CUIABÁ/MT.

Quinta Feira - 25 de agosto de 2022.
Horário: 19H Cerimônia Oficial da programação e fala das autoridades.
Espetáculo: Circo Viva – Rio de Janeiro/RJ. (Colocar uma foto do espetáculo)
Horário: 19:30.

O Circo Viva nos remete a poética e ao imaginário dos circos mambembes que viajam os interiores, é um brincante circo de variedades que mistura em sua linguagem as cores da cultura popular, do palhaço, e do teatro de rua. Dentre os números de variedades apresenta cenas de malabarismos, equilibrismos, musicais, magia cômica e muita palhaçaria. É uma divertida brincadeira circense-teatral, onde a plateia participa com os artistas, incentivando, interagindo e compondo a apresentação.
 
Classificação de Faixa Etária: Livre - Tempo de Duração: 50 minutos - Público Alvo: crianças, Jovens e adultos - Gênero:  Clássico - Ficha Técnica - Direção/Concepção:
 Patrick Nogueira - Elenco: Patrick Nogueira (artista circense)
Duração: 60 minutos.
Classificação Livre

PARQUE BERNECK – VÁRZEA GRANDE/MT.

Sexta Feira - 26 de agosto de 2022.
Espetáculo: Fuzuê dos Palhaços – Cuiabá/MT.
Horário: 17h.
Classificação Livre

O Fuzuê dos Palhaços é uma intervenção, no formato de cortejo, em que através de músicas, e números clássicos da palhaçaria e cantigas populares, o público se encantará com os talentos, habilidades, graça, destreza, audácia, beleza e elegância dos palhaços comandados pelo mestre de cerimônia palhaço Zabilim Plim Plim.

Ficha Técnica – Direção e Dramaturgia – Palhaço Zabilim Plim Plim - Ilson Oliveira, Palhaça Zoe Machado - Simone Machado, Palhaço Dé – Marcus Augustos, Palhaço 9vinho – João D´Almeida e Palhaça Lilyka que Penika – Ely Santana.

Classificação: Livre - Duração: 60 minutos - Produção Executiva: Ponto de Cultura Em Cena Escola Livre de Palhaços – MT.
 
PARQUE DAS ÁGUAS – CUIABÁ/MT

Sábado - 27 de agosto de 2022
Espetáculo: Benedito, Abençoado e Bendizido – Brasilia/DF.
Enfrentando  os  desmandos  do  Capitão  João  Redondo,  que tudo quer comprar e dominar com seu dinheiro e poder, Rosinha,   Benedito   e   o   Boizinho   Fuzarca   lançam   mão   de muita  esperteza  para  fugir  de  perigos  representados  pela fantástica     Cobra     Anaconda.  Os     personagens     dessa brincadeira convidam o público a um singelo e  alegre passeio pelo imaginário popular brasileiro.
Área - Mamulengo - Teatro Popular de Bonecos Classificação indicativa Livre
 
Duração: 60 minutos - Ficha Técnica - Elenco: Thiago Francisco (Bonequeiro/Brincante) - Trio de Músicos Brincantes. Thiago de Francisco
Brincante e coordenador - mamulengofuzue@gmail.com  contato: +55 61 9.81 41 5898  | 61 9.9944 5898.
 
Fuzuê dos Palhaços – Cuiabá/MT
Números Palhacescos.
Horário: 17h.
 
Domingo Alegre - 28 de agosto de 2022
 
Espetáculo: Show de Variedade - Trupe Trampolim "Um Salto da Rua ao Picadeiro – Campo Verde/MT.
 
Release: Show de Variedade tem um apresentador que convida os artistas para apresentar seus números no picadeiro.
 
Direção Artística: Eluano leal e Juan Taylor - Coreografias: Eluano leal, Juan Taylor
Produção: Trupe Trampolim.
 
Horário: 16h
 
Si a, Meta Amor Fosse -

A cena meta amor fosse é simplesmente a transição de uma palhaça pelas diversas técnicas de malabarismo possíveis com chapéus.
 
A artista linda granados no intuito de achar o equilíbrio entre o que a compõe como ser, escolhe ser uma metamorfose...  Durante o processo se questiona, erra e por vezes acerta, libertando-se de estruturas e padrões que não a representam como mulher mãe e artista; submergindo-se assim no malabarismo, divagando com as diversas técnicas possíveis a explorar com chapéus, e acolhendo a técnica e o ridículo como ferramenta de transmutação.
 
Direção Artística - Linda K. G. Gomez– Bogota/Colombia.
Elenco: Linda Granados
Horário: 17h
Noite de Variedades Palhacescas
Particiapação de todos os artistas presente no Festival.
Horário: 18h
 
 
Oficinas Formativas Palhacescas do Festival

Oficina Formativa CRIACIRCO Palhaçaria

Esta oficina contempla tanto alunos iniciantes como com experiência na arte da palhaçaria, através de processos criativos, da vivencia com jogos teatrais e experimentação com cenas clássicas de circo, os alunos conhecerão os procedimentos básicos e essenciais para o desenvolvimento ou aprofundamento de seu palhaço e criação de suas cenas.
Instrutor – Patrick da Costa Pereira

Dias 27 de agosto de 2022.
Horário: 9h as 11:30 e das 13h às 15h
Local: Sesc Arsenal.
Classificação 16 anos.
Quantidade: 20
Contato 65 – 99815 – 0248 – Everton Britto (SESC Arsenal)
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet