Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cinema

EXPRESSIONISMO ALEMÃO

Pianista tem as mãos decepadas em acidente e num experimento, recebe mãos de um assassino

Pianista tem as mãos decepadas em acidente e num experimento, recebe mãos de um assassino
O que era para ser uma dádiva vira um transtorno no filme “As Mãos de Orlac”, uma produção cinematográfica do expressionismo alemão que flerta com o gótico. Orlac (Conrad Veidt) é um pianista talentoso que sofre um acidente de trem e tem as mãos decepadas.

"O Golem" ganha vida no Imagens em Pauta

Em um procedimento experimental, recebe como implante as mãos de um assassino que acabara de ser executado. Mas logo que descobre a quem pertenciam suas novas mãos, acredita também estar predisposto a matar.

E assim, o clima sombrio domina todo o filme carregado de sombras e elementos obscuros nas cenas internas, em contraste com a amplitude dos espaços abertos que levam o espectador a mergulhar na dor e loucura que invadem o pianista.

Em setembro e outubro, o Imagens em Pauta exibe clássicos do Expressionismo Alemão, que floresceu na Alemanha pós 1ª Guerra e influenciou cineastas ao redor do mundo. Seus realizadores utilizam recursos inovadores na criação de cenários e manejo de luzes e sombras. Nestes filmes, a aparência natural do mundo dá lugar à exploração de novos espaços e sentidos que investem nas angústias, sonhos e fantasias das pessoas.

Na próxima semana, o Ciclo do Expressionismo Alemão, exibe “A última gargalhada” (Alemanha, 1924, 77 minutos).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet