Olhar Conceito

Sábado, 25 de junho de 2022

Notícias | Colunas

DR. JULIANO SLHESSARENKO

Cardiologista explica profissão e esclarece quando é necessário buscar ajuda do profissional

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

O telefone para agendamento e atendimentos (65)999647923 ou (65)33596522

O telefone para agendamento e atendimentos (65)999647923 ou (65)33596522

Um pouco sobre a minha profissão de cardiologista. Hoje, dia 01 de maio, comemoramos o dia do trabalho. Dentre muitas profissões importantes gostaria de falar um pouco sobre a minha e que amo: o médico cardiologista.
 
Cardiologista

Um cardiologista é um médico especialista no cuidado do seu coração e vasos sanguíneos.  Eles podem tratar ou ajudar a prevenir uma série de problemas cardiovasculares.  Eles também podem se especializar em áreas específicas, como ritmos cardíacos anormais, insuficiência cardíaca ou problemas cardíacos que você teve desde o nascimento.
 
O que é um cardiologista?
 
Um cardiologista é um médico especialista em doenças do coração e dos vasos sanguíneos.  Eles podem tratar doenças cardíacas e ajudar a evitar doenças cardíacas.
 
Depois de completar quatro anos de faculdade de medicina, os cardiologistas passam três anos aprendendo medicina interna geral como residente, além de pelo menos mais três anos de treinamento especializado depois disso.
 
Após 10 anos de treinamento, um cardiologista deve fazer um exame para obter o título de cardiologista pela sociedade brasileira cardiologia.  Mesmo depois de obter a certificação do conselho, os cardiologistas continuam aprendendo enquanto praticam.  Eles devem acompanhar os últimos avanços em como tratar os pacientes para fornecer o melhor atendimento.
 
O que faz um cardiologista?
 
Um cardiologista é um profissional de saúde que pode tratar dores no peito, pressão alta e insuficiência cardíaca, bem como problemas com as válvulas cardíacas, vasos sanguíneos e outros problemas cardíacos e vasculares.  Eles podem solicitar exames como eletrocardiogramas, ecocardiogramas e tomografias computadorizadas (tomografia computadorizada) para descobrir o que está errado.  Com o diagnóstico, eles podem pedir remédios, ajudá-lo a iniciar exercícios e hábitos alimentares mais saudáveis ​​ou fazer um cateterismo cardíaco.
 
Um cardiologista fará um exame físico e discutirá seus sintomas, histórico médico e histórico familiar com você.  É importante informar ao seu cardiologista se outras pessoas da sua família tiveram problemas cardíacos, pois isso pode aumentar as chances de você ter um problema cardíaco.
 
Algumas informações básicas podem fornecer ao seu cardiologista informações valiosas sobre sua saúde cardiovascular, como:
 
Peso.
Pressão sanguínea.
Níveis de colesterol.
Níveis de glicose no sangue (açúcar).
Seu médico examinará todas essas informações e quaisquer resultados de testes para descobrir seus fatores de risco para problemas cardíacos.  Eles também vão querer saber se você fuma, quanto você se exercita, o que você come e quais medicamentos você está tomando.
 
Quais doenças os cardiologistas tratam ou ajudam a prevenir?
 
Os cardiologistas podem tratar uma ampla gama de problemas cardíacos e vasculares, incluindo:
 
Aterosclerose.
Pressão alta.
Colesterol alto.
Angina (dor no peito).
Parada cardíaca súbita.
Insuficiência cardíaca.
Ataque cardíaco.
Coágulos de sangue.
Fibrilação atrial e outros distúrbios do ritmo cardíaco.
Endocardite.
Choque cardiogênico.
Problemas nas válvulas cardíacas.
Anormalidades cardíacas.
Cardiomiopatia.
Miocardite.
Condições congênitas (desde o nascimento).
Problemas com sua aorta (aneurisma, estenose).
Problemas com suas artérias (doença da artéria periférica, doença da artéria subclávia, doença da artéria renal, doença da artéria coronária).
Derrame.

Que tipo de exames um cardiologista faz?
 
Um cardiologista pode solicitar os seguintes exames, mas outros profissionais de saúde podem realizar alguns desses exames:
 
Cateterismo cardíaco.
Raio-x do tórax.
RM cardíaca (ressonância magnética). 
TC cardíaca (tomografia computadorizada).
Angiografia Coronária.
Testes de estresse.
Eletrocardiograma (ECG).
Ecocardiograma.
Ecocardiograma transesofágico (ETE).
Monitor Holter.
Monitor de eventos.
Gravador de eventos implantável/gravador de loop implantável.
Quando consultar um cardiologista
 
Seu médico pode encaminhá-lo a um cardiologista se você tiver um problema com seu coração ou vasos sanguíneos que precise de cuidados extras.  Se você estiver sentindo dor no peito, tontura ou falta de ar, pode ser necessário consultar um cardiologista.  Seu cardiologista pode continuar trabalhando com você por um longo tempo enquanto monitora suas condições.
 
O que esperar de uma consulta com cardiologista
 
Um cardiologista fará um exame físico, prestando atenção especial em ouvir seu coração.  Eles podem ouvir o quão bem o sangue flui pelo seu coração e se você tem um ritmo cardíaco irregular.
 
Esteja pronto para responder a perguntas sobre seu histórico familiar e seu próprio histórico médico.  Seu cardiologista vai querer saber se seus irmãos, pais ou outras pessoas da sua família tiveram problemas cardíacos.  Ter essas informações pode ajudar seu cardiologista a saber quais tipos de problemas cardíacos você pode ter.
 
Seu médico cardiologista pode perguntar:
 
Há quanto tempo você tem esses sintomas?
Qual é a sensação quando você tem sintomas (dor leve, dor aguda)?
O que você estava fazendo quando seus sintomas começaram (descansar, se esforçar)?
Alguma coisa ajuda você a se sentir melhor quando tem sintomas?
Você já teve um procedimento cardíaco ou cirurgia no passado?
Você tem registros de alguma varredura?
Quais medicamentos você está tomando agora?
Se o seu cardiologista tiver o equipamento no local, ele poderá fazer um eletrocardiograma para obter uma leitura rápida do ritmo do seu coração.  Eles também podem marcar uma consulta separada para outros testes que demoram um pouco mais e exigem máquinas de varredura especiais que apenas os hospitais possuem.
 
Tipos de cardiologistas
 
Há pelo menos uma dúzia de tipos diferentes de cardiologistas.  Eles são especializados em diferentes tipos de problemas cardíacos e vasculares, como imagens cardíacas ou reabilitação cardíaca.
 
Embora todos os cardiologistas sejam especialistas em entender seu coração e vasos sanguíneos, eles podem restringir ainda mais seu campo de especialização.  Os tipos de cardiologistas incluem:
 
Cardiologista clínico.
Especialista em insuficiência cardíaca.
Cardiologista intervencionista.
Cardio-oncologista.
Especialista em Cardiologia Congênita.
Especialista em imagem cardíaca.
Cardiologista intervencionista periférico.
Cardiologista preventivo.
Especialista em reabilitação cardíaca.
Eletrofisiologista. 
Cardiologista Geriátrico.
Cardio-reumatologista.
Cardiologista esportivo.
Cardiologista de cuidados intensivos.
     
Descrição do trabalho do cardiologista

Um cardiologista é um médico especializado treinado para cuidar da saúde do coração e dos vasos sanguíneos de seus pacientes.  Eles diagnosticam e tratam uma ampla gama de doenças relacionadas ao coração e até trabalham para preveni-las.  
 
Deveres do Cardiologista

Os cardiologistas são semelhantes a outros médicos, pois devem avaliar seus pacientes, examinar seus históricos médicos e desenvolver um plano de tratamento.  Eles também devem ser capazes de responder às perguntas dos pacientes e se comunicar com a família dos pacientes durante o tratamento.  No entanto, muitos de seus deveres de trabalho são específicos para cuidar do coração.  As responsabilidades específicas do cardiologista podem incluir:
 
Solicitar exames médicos, como ecocardiogramas, angiogramas ou cateterismo cardíaco
Aconselhar os pacientes sobre os riscos com doenças cardíacas
Aconselhar os pacientes sobre formas de prevenir doenças cardíacas
Sugerir mudanças de dieta e bem-estar aos pacientes
Tratar ataques cardíacos, problemas de ritmo cardíaco e insuficiência cardíaca
Prescrever medicamentos para o coração
 
Você pode precisar de um cardiologista se estiver tendo um problema com seu coração ou vasos sanguíneos.  Dependendo da sua situação, você pode precisar de um tipo específico de cardiologista que seja especialista na condição que você tem.  Seu médico de cuidados primários pode encaminhá-lo a um cardiologista, mas você precisa se sentir confortável com a pessoa que seu médico selecionou.  Se você acha que eles não se comunicam bem com você, talvez seja necessário encontrar um cardiologista que o faça.

O telefone para agendamento e atendimentos (65)999647923 ou (65)33596522.
Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet