Olhar Conceito

Domingo, 22 de maio de 2022

Notícias | Artes visuais

Confira sem sair de casa

Salão Jovem Arte divulga tour virtual por exposição a artistas homenageados em 2021

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Salão Jovem Arte divulga tour virtual por exposição a artistas homenageados em 2021
A 26ª Edição do Salão Jovem Arte divulgou nesta terça-feira (2), em razão do Dia de Finados, a tour virtual pela exposição aos artistas homenageados em 2021: Adir Sodré, Benedito Nunes, Clovis Irigaray, Magna Domingos, Marilia Beatriz, Marta Catunda, Nilson Pimenta, Rafael Rueda, Regina Pena, Sebastião Mendes e Valdivino Miranda. Suas obras estão no Cine Teatro Cuiabá.

Leia também:
Veja as obras selecionadas para homenagear 11 artistas no Salão Jovem Arte

Esta é a primeira exposição virtual de três, uma para cada um dos espaços do Salão Jovem Arte: Cine Teatro Cuiabá, Galeria Lava Pés e Galeria do Sesc Arsenal. Ainda não há previsão de quando as demais exposições estarão disponíveis virtualmente no site do Salão. Para conferir as obras dos artistas homenageados, basta acessar aqui.

Entre os homenageados, Marília Beatriz Figueiredo Leite fazia parte da curadoria do Salão, mas veio a falecer durante o processo por complicações da covid-19. “Além de ter todo um peso para a cultura e arte, tem um peso muito emocional para a equipe. Muitos deles nós conhecíamos e convivíamos”, revela Douglas Peron, que cuidou do projeto expográfico ao lado de Jeff Keese.

Não somente Marília Beatriz, mas Valdivino Miranda também se relaciona diretamente ao 26º Salão Jovem Arte. A organização do Salão estava se mobilizando para que Valdivino participasse, mas o destino acabou sendo traiçoeiro e ele faleceu no último dia das inscrições. O artista plástico morreu vítima de um câncer no intestino em agosto.

“Valdivino Miranda foi o último a entrar na lista dos homenageados. No último dia de inscrição, a gente estava tendo uma articulação para ele se inscrever com uma obra - seria uma representação incrível. [Mas] no último dia de inscrição, ele veio a falecer”, conta Douglas em entrevista ao Olhar Conceito.

Inicialmente, a exposição dos homenageados estava prevista para ser realizada no Museu de Artes e Cultura Popular (MACP) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mas por conta de medidas de biossegurança precisou ser passada para o Cine Teatro Cuiabá. A ideia inicial era trazer uma exposição maior, mas dada a realidade foi optada uma instalação simbólica, com cada artista sempre representado por uma obra.
Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet