Pelo fato de gerar “bullying" na infância, trazendo alterações de comportamento da criança, a cirurgia de correção da orelha em abano é geralmente indicada na pré-escola (5-7 anos- período em que a orelha já está totalmente formada) evitando assim problemas de ordem psicológica na criança.
Leia também:
A Visão do Cirurgião Plástico na Cosmiatria, que trata problemas estéticos da pele
Devido à pandemia, muitos adultos e crianças observaram mais o formato das orelhas devido o uso de máscara. A Cirurgia é relativamente simples, desde que seja por profissional habilitado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástico.
A cicatriz localiza-se atrás da orelha, no sulco formado entre ela e o crânio. A anestesia geralmente é a sedação associada com anestésicos locais. O tempo de internação é entre 6 e 12 horas e o tempo cirúrgico em torno de 60 minutos. As faixas são recomendadas em todos os casos por um período de três a quatro semanas.
Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto
*Elson Adorno é Membro Titular pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Membro Especialista de Cirurgia Plástica pelo MEC, preceptor do Programa de Residência Médica De Cirurgia Plástica do Hospital de Base de Rondônia, docente do curso de medicina do UNIVAG, diretor e coordenador do curso Advanced Trauma Life Support-ATLS, Núcleo Campo Grande/Cuiabá; instrutor do curso Pré Hospital Trauma Life Support, Núcleo Campo Grande; instrutor do curso Disaster Management and Emergency Preparedness Course- DMEP, Núcleo USP/HC-São Paulo e Instrutor do Curso Nacional de Normatização de Atendimento ao Queimado-CNNAQ.