Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Dr. Elson Adorno - Cirurgia Plástica

cirurgião responde

Quanto tempo depois de ter Covid-19 posso fazer uma cirurgia plástica?

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Quanto tempo depois de ter Covid-19 posso fazer uma cirurgia plástica?
A Pandemia ocasionada pela Covid-19 vem modificando a rotina da população mundial, principalmente na área médica, afetando de simples consultas à cirurgias. O Modo de transmissão e a grande diferença de manifestação clínica geram incertezas, já que alguns pacientes podem ser assintomáticos e outros se apresentam gravemente enfermos, obrigando o mundo agir de forma diferente. A princípio, cirurgias eletivas foram canceladas e postergadas e cuidados novos e extensivos de proteção foram protocolados para segurança dos profissionais e dos próprios pacientes.

Leia também:
Renuvion: grande avanço dos procedimentos cirúrgicos para flacidez de pele

Qual é o período de tempo recomendado entre a recuperação das COVID-19 e a cirurgia plástica eletiva para minimizar as complicações pós operatórias? 

O momento da cirurgia eletiva após recuperação do COVID-19 utiliza categorias baseadas em sintomas e gravidade. Tempos de espera sugeridos a partir da data do diagnóstico COVID-19 até a cirurgia:

-Paciente assintomático ou recuperação apenas de sintomas leves não respiratórios.

(4 Semanas)

-Paciente sintomático (por exemplo, tosse, falta de ar) que não necessitou de hospitalização.

(6 Semanas)

-Paciente sintomático diabético, imunocomprometido ou hospitalizado.

(8-10 Semanas)

-Paciente que foi internado em uma unidade de terapia intensiva devido à infecção por COVID-19

(12 Semanas)

O mais importante é a consulta de pré operatório com um Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para individualizar seu caso e estabelecer o melhor protocolo conforme a complexidade de sua cirurgia plástica.

*Elson Adorno é Membro Titular pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Membro Especialista de Cirurgia Plástica pelo MEC, preceptor do Programa de Residência Médica De Cirurgia Plástica do Hospital de Base de Rondônia, docente do curso de medicina do UNIVAG, diretor e coordenador do curso Advanced Trauma Life Support-ATLS, Núcleo Campo Grande/Cuiabá; instrutor do curso Pré Hospital Trauma Life Support, Núcleo Campo Grande; instrutor do curso Disaster Management and Emergency Preparedness Course- DMEP, Núcleo USP/HC-São Paulo e Instrutor do Curso Nacional de Normatização de Atendimento ao Queimado-CNNAQ.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet