No último fim de semana, pacientes do Hospital de Câncer de Mato Grosso receberam in loco cuidados oftalmológicos por meio de consulta e exames especializados, tais como: avaliação da acuidade visual e senso cromático, medida da pressão intraocular, fundo de olho, entre outros. Os atendimentos foram realizados pelo próprio Dr. Renan Ferreira, médico oftalmologista especializado em doenças da retina.
Todo suporte para a realização de mais esta ação, foi viabilizada em conjunto entre a administração da Clínica Verbelo, em nome da gerente Silvia Patrizia, e a assistente social Josenyth Arantes, Coordenadora de Serviço Social do Hospital do Câncer há 20 anos.
Leia mais:
Oftalmologista realiza terceira ação social no bairro Mapim em Várzea Grande
“Infelizmente o Hospital não possui especialista na área e muitos pacientes aguardam na fila de espera do SUS por esta consulta. Muitos destes estão internados e necessitam com urgência de um aparecer, mas é difícil. Nestes 20 anos que atuo no Hospital, nenhum profissional proporcionou este tipo de assistencialismo. Fiquei feliz e surpresa ao mesmo tempo”, relata a Coordenadora.
O Hospital foi fundado por uma equipe de oftalmologistas, mas nenhum profissional permaneceu nas instalações. De acordo com a Assistente Social, os critérios para selecionar as 27 vagas foram a partir dos pacientes do ambulatório, pacientes em tratamento de câncer e pacientes na fila de espera do SUS, além de crianças que estavam internadas na unidade.
A paciente Maria Cristina Dutra de 56 anos trata a doença há 24 meses e relata que a falta de realização do exame precoce fez com que perdesse a mama e teve seu tratamento interrompido devido ao fechamento da antiga Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, e que só posteriormente foi transferida para o Hospital de Câncer para terminar o tratamento. Ela foi a 11ª paciente selecionada encaminhada pelo MT Mama.
“Graças a Deus vou precisar só atualizar minhas lentes. O atendimento foi ótimo, o Dr. É uma simpatia. Agradeço muito a oportunidade, havia dois anos que necessitava deste atendimento”, relata.
Com o tratamento encerrado e realizando acompanhamento, Lígia Mara Vitória de 48 anos, disse que não tinha condições de realizar o pagamento de uma consulta com um oftalmologista de qualidade.
“Foi um verdadeiro presente de natal. Infelizmente com o uso dos medicamentos, o corticoide acelera o aparecimento precoce de catarata, que foi meu diagnóstico hoje. Já sai com o encaminhamento entregue para a assistente social para realizar minha cirurgia”, agradece Lígia.
O oftalmologista tomou conhecimento das necessidades do Hospital através de um de seus pacientes. “Nosso objetivo realmente é esse, auxiliar quem não tem condições e realizando os exames dentro das nossas possibilidades. Tomei conhecimento das urgências do Hospital e reservamos este dia para diminuir as dificuldades de quem mais precisa”, esclarece.
Neste ano a Verbelo em Ação já atendeu gratuitamente mais de 100 pacientes em diversos bairros e comunidades carentes da grande Cuiabá, e seu projeto é alcançar parcerias em todo estado de Mato Grosso.