Imprimir

Notícias / Dr. Renan Ferreira - Oftalmologia

Oftalmologista beneficia pacientes do Hospital de Câncer de Mato Grosso

Dr. Renan Ferreira

No último fim de semana, pacientes do Hospital de Câncer de Mato Grosso receberam in loco cuidados oftalmológicos por meio de consulta e exames especializados, tais como: avaliação da acuidade visual e senso cromático, medida da pressão intraocular, fundo de olho, entre outros. Os atendimentos foram realizados pelo próprio Dr. Renan Ferreira, médico oftalmologista especializado em doenças da retina. 

Todo suporte para a realização de mais esta ação, foi viabilizada em conjunto entre a administração da Clínica Verbelo, em nome da gerente Silvia Patrizia, e a assistente social Josenyth Arantes, Coordenadora de Serviço Social do Hospital do Câncer há 20 anos.
 
Leia mais:
Oftalmologista realiza terceira ação social no bairro Mapim em Várzea Grande
 
“Infelizmente o Hospital não possui especialista na área e muitos pacientes aguardam na fila de espera do SUS por esta consulta. Muitos destes estão internados e necessitam com urgência de um aparecer, mas é difícil. Nestes 20 anos que atuo no Hospital, nenhum profissional proporcionou este tipo de assistencialismo. Fiquei feliz e surpresa ao mesmo tempo”, relata a Coordenadora.

O Hospital foi fundado por uma equipe de oftalmologistas, mas nenhum profissional permaneceu nas instalações. De acordo com a Assistente Social, os critérios para selecionar as 27 vagas foram a partir dos pacientes do ambulatório, pacientes em tratamento de câncer e pacientes na fila de espera do SUS, além de crianças que estavam internadas na unidade.

A paciente Maria Cristina Dutra de 56 anos trata a doença há 24 meses e relata que a falta de realização do exame precoce fez com que perdesse a mama e teve seu tratamento interrompido devido ao fechamento da antiga Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, e que só posteriormente foi transferida para o Hospital de Câncer para terminar o tratamento. Ela foi a 11ª paciente selecionada encaminhada pelo MT Mama.

“Graças a Deus vou precisar só atualizar minhas lentes. O atendimento foi ótimo, o Dr. É uma simpatia. Agradeço muito a oportunidade, havia dois anos que necessitava deste atendimento”, relata.

Com o tratamento encerrado e realizando acompanhamento, Lígia Mara Vitória de 48 anos, disse que não tinha condições de realizar o pagamento de uma consulta com um oftalmologista de qualidade.

“Foi um verdadeiro presente de natal. Infelizmente com o uso dos medicamentos, o corticoide acelera o aparecimento precoce de catarata, que foi meu diagnóstico hoje. Já sai com o encaminhamento entregue para a assistente social para realizar minha cirurgia”, agradece Lígia.

O oftalmologista tomou conhecimento das necessidades do Hospital através de um de seus pacientes. “Nosso objetivo realmente é esse, auxiliar quem não tem condições e realizando os exames dentro das nossas possibilidades. Tomei conhecimento das urgências do Hospital e reservamos este dia para diminuir as dificuldades de quem mais precisa”, esclarece.

Neste ano a Verbelo em Ação já atendeu gratuitamente mais de 100 pacientes em diversos bairros e comunidades carentes da grande Cuiabá, e seu projeto é alcançar parcerias em todo estado de Mato Grosso.
Imprimir