Olhar Conceito

Segunda-feira, 09 de dezembro de 2019

Notícias / Comportamento

Oficinas de penteado e Afrohouse marcam Dia da Consciência Negra; saiba onde se inscrever

Da Redação - José Lucas Salvani

18 Nov 2019 - 09:11

Foto: Reprodução

Oficinas de penteado e Afrohouse marcam Dia da Consciência Negra; saiba onde se inscrever
As oficinas de Penteado Afro e de dança Afrohouse marcam as celebrações do mês para o Dia da Consciência Negra em Mato Grosso. A oficina de penteado acontece na próxima terça-feira (19), na Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, e a inscrição pode ser feita aqui. Já a oficina de dança começa neste sábado (16), no Museu de História Natural Casa Dom Aquino, com inscrições aqui.

Leia mais:
Publicitário que já vestiu Pablo Vittar e Anitta inaugura galeria-bar em Cuiabá

A oficina de Penteado Afro será conduzida por Ana Fashion, conhecida pelo trabalho que realiza há 18 anos, fazendo tranças em homens e mulheres, na Praça da República. Numa parceria com a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça desde 2017, Ana Fashion tem participado das ações do Dia da Consciência Negra, no Palácio da Instrução. A oficina conta com 20 vagas gratuitas.

“De tranças rasteiras a dreads, as pessoas usam cada vez mais diferentes técnicas para exaltar seus cabelos naturais e valorizar a cultura negra”, explica Ana Fashion. Ao final, os participantes são convidados para um desfile que tem o objetivo de mostrar a beleza da moda afro.

Em uma parceria com a Paulus Livraria, as atividades incluem o bate-papo com o escritor nigeriano Sunday Ikechukwu Nkeechi, conhecido como Sunny. Com quatro livros publicados no Brasil (Contos da lua e da beleza perdida, As aventuras de Torty – a tartaruga, O natal de Nkem, Ulomma – a casa da beleza e outros contos), ele conta as histórias e fábulas milenares da tradição oral nigeriana, em obras de literatura infantojuvenil. O bate-papo será com estudantes do ensino fundamental.   

O evento ainda contará com apresentação cultural de capoeira, e mediação de leitura. As atividades ocorrerão das 13h às 17h.

Afrohouse

Outra ação realizada este mês, voltada à valorização da cultura negra, ocorre no Museu de História Natural Casa Dom Aquino. A Oficina de Dança Afrohouse, com o multi artista moçambicano Hermínio Nhantumbo, é oferecida aos sábados, com início neste sábado. As aulas serão ministradas das 17h às 18h, e a mensalidade é de R$ 100.

Hermínio Nhantumbo circula por todo país em projetos que integram dança, música, artes cênicas e artes plásticas. Participou de festivais nacionais e internacionais e hoje vive em Mato Grosso.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet