Olhar Conceito

Terça-feira, 19 de novembro de 2019

Notícias / Artes visuais

Artistas de Cuiabá criam projeto ‘Flor.é.ser’ em alusão ao Outubro Rosa

Da Redação - Isabela Mercuri

18 Out 2019 - 11:03

Foto: Empório da Foto

Rubi Reolon

Rubi Reolon

Em alusão ao Outubro Rosa e à prevenção ao câncer de mama, a artista plástica Rubi Reolon, a comunicadora Ana Gabriela, a arquiteta Mirela Pimenta e a personal stylist Angela Dalastra criaram, neste mês, o projeto ‘Flor.É.Ser’. Em diversas plataformas, como foto, vídeo e texto, o objetivo da ação é trabalhar a ideia da mulher como alguém potente, que pode florir mesmo após a poda de alguns galhos secos. Em breve, o material será exposto no Goiabeiras Shopping. 

Leia também:
Fotógrafo e arquiteto criam campanha de fotos e frases inspiradoras para o Outubro Rosa

Segundo a multiartista Rubi, a ideia surgiu ainda em janeiro, quando Ana Gabriela, responsável pelo Inter.ag, a convidou. “A nossa proposta foi tomar um partido um pouco mais psicológico, de abraço caloroso, um abraço floral de aconchego, de potencializar o intuito do ser feminino, que é muito potente. Nós mulheres temos uma potência muito intrínseca, e a ideia do projeto foi realçar essa potência, ofertar essa imagem para que as mulheres se sintam refletidas”, explica.

Após o convite, as duas decidiram chamar mais pessoas. Junto à Mirela e Angela, foi criado o conceito, através do olhar de cada uma das diferentes áreas. “Fazer essa metáfora da floração com a mulher eu acho muito pertinente, e minha pesquisa artística vai muito de encontro com esse olhar”, explicou Rubi. “É uma maneira de deixar mais claro, de simplificar, e talvez guiar uma linha de raciocínio, uma linha de sentimento, onde a mulher se encontre, de fato, nessa potência do florescimento, de transformação”.

Segundo a artista, o objetivo do projeto é falar sobre a percepção do autoconhecimento feminino. “A ideia de representar as flores, de representar a sensibilidade, o sentir da nossa natureza, foi em função disso... para despertar essa sensibilidade de sentir a expressão, de parar um segundo do dia e poder se conectar com a nossa essência”.

Além das fotos e do vídeo, Rubi escreveu uma poesia para o projeto. Ela, que também é artista plástica, escultora e trabalha com estamparia, conta que também tem o sonho de lançar um livro-arte com seus poemas. Leia ‘Flor.É.Ser’:

Flor-É-Ser: Florescer

O poder de ser.
Ser humano, Ser mulher...
Ser broto e flor,
Ser flor é Ser, Florecer.

Mulher que em sí encontra o poder,
O poder da essência feminina que transborda, transforma toda a dor em nada e o nada que for em tudo que há de mais belo.

Descubra-se, Desnude-se, Sinta-se.
Permita que o mundo tenha a oportunidade de ver florescer o jardim que há em você.


Também foram parceiros do projeto a fotógrafa Kamilla Almeida; Empório da Foto; Tex Norte Tecidos; videomaker Jorge de Figueiredo; Grasi Picolli; Romy Furlan; Michel Klisman; Shani Ferreira; Cenara Girardi; Duda Fernandes; Bohemi; Arranjos Express Cuiabá; Green Sabores Naturais e Jymmy Burger.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet