Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Turismo

Serra de São Vicente

Hotel Mato Grosso Águas Quentes evita queimadas com ações de prevenção

Foto: da Assessoria

Hotel Mato Grosso Águas Quentes evita queimadas com ações de prevenção
Diversas queimadas atingiram as redondezas do hotel Mato Grosso Águas Quentes, na Serra de São Vicente, a cerca de 85 km de Cuiabá, nos últimos meses. A região do atrativo, no entanto, não foi atingida graças a um trabalho de prevenção feito por uma equipe de brigadistas do próprio hotel, com apoio da administração e colaboração de moradores da região, que integram o Parque Estadual das Águas Quentes.

Leia também:
Crianças participam de 'ecoaula' e aprendem sobre preservação no Hotel Mato Grosso Águas Quentes
 
Uma destas ações de prevenção foi a construção de aceiro, ou seja, desgaste de um terreno em volta de propriedades, matas e coivaras para impedir a propagação de incêndios. "Todo ano fazemos um aceiro de 7km nos fundos do parque, onde estão as nascentes, e outro de 2km vindo da estrada Agrovila. Esses pontos de aceiros são muito importantes para combater o fogo, porque apagar incêndios florestais é quase impossível, ainda mais em uma região de difícil acesso. Então, os aceiros são de grande ajuda", explica o gerente do Hotel Mato Grosso Águas Quentes, Fábio Oberty Fávero.
 
Outro ponto importante para evitar as queimadas é a conscientização da comunidade local. O projeto "Sementinha", por exemplo, é uma das ações para isso, além da boa comunicação entre os moradores. "Muitos ajudam no trabalho de evitar as chamas e também nos avisam sobre os pontos onde estão ocorrendo as queimadas", comenta o gestor ambiental do local, Joab Almeida Silva.
 
Segundo ele, uma equipe de brigadistas do próprio hotel ajudou recentemente a evitar que o fogo se alastrasse pela região. "Atuamos em conjunto com o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) da Sema, mas temos nossa própria equipe de brigadistas, que forma nossa frente de combate, por isso, temos o parque preservado", justifica Joab.
 
Há algumas semanas, o Parque Estadual das Águas Quentes, criado em 1978, ganhou uma gerência exclusiva para tratar dos assuntos decorrentes da área de 1487 hectares, com a presença constante de dois funcionários da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).
 
"Apesar de ser a primeira unidade de conservação do Estado, o parque não tinha uma gerência no local", ressalta o servidor da Sema, Osmar Prado de Oliveira, gerente do parque e responsável pela unidade, desde o planejamento até a execução, inclusive nas questões relacionadas às queimadas. 
  
O Hotel Mato Grosso Águas Quentes, no Parque Estadual de Águas Quentes, primeira unidade de conservação ambiental do Estado, integra a Rede de Hotéis Mato Grosso e está localizado no km 77 da BR-364, na Serra de São Vicente, em Santo Antônio do Leverger. Possui certificação do selo ISO 14001, o qual garante que atende a uma série de padrões de proteção ao meio ambiente e responde a mudanças nas condições ambientais em equilíbrio com as necessidades socioeconômicas. Para mais informações acesse o site: www.hotelmt.com.br
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet