Olhar Conceito

Quinta-feira, 20 de junho de 2019

Notícias / Literatura

Biografia de Dom Pedro Casaldáliga é lançada nesta quarta-feira na UFMT

Da Redação - Isabela Mercuri

11 Jun 2019 - 11:02

Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal

Dom Pedro e a jornalista Ana Helena Tavares

Dom Pedro e a jornalista Ana Helena Tavares

Escrita pela jornalista Ana Helena Tavares, a biografia “Um bispo contra todas as cercas: a vida e as causas de Pedro Casaldáliga” será lançada nesta quarta-feira (12) no Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a partir das 19h. A obra é resultado de quatro anos de trabalho.

Leia também:
Lucinda Persona lança livro de poesia 'O passo do instante' no Sesc Arsenal

Segundo entrevista dada às ‘Comunidades Eclesiais de Base do Brasil’ (Cebs do Brasil), pela própria autora, em abril de 2019, o livro surgiu depois de uma viagem que Ana fez a São Feliz do Araguaia em setembro de 2011, quando fazia uma série de reportagens para o site “Outras Palavras”, que depois foram publicadas no livro “O Problema é ter Medo do Medo”, sobre a Ditadura Militar.

Depois deste primeiro contato, a jornalista decidiu fazer a biografia, trabalho que durou de 2015 até o final de 2018. “Pedro é uma pessoa que volta todas as causas ligadas aos direitos humanos, e ele falou no meu ouvido, antes de eu sair, a primeira vez que eu fui em 2012, ele falou uma coisa que muito me marcou, e que eu acho que ele acostuma a falar para todo mundo, que é nunca se esqueça das causas da vida. Então, eu vim com essa intenção de não me esquecer das causas da vida, e aí decidi fazer essa biografia. A história realmente é essa, é a história de uma repórter que foi entrevistar um bispo para um projeto sobre a Ditadura Militar, e se apaixonou pela história de vida desse bispo e resolveu escrever a história dele, fazer a biografia dele”, afirmou a jornalista.

O lançamento em Cuiabá é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (PPGEL) da UFMT. O evento contará com uma conferência com Ana Helena Tavares, jornalista e autora da biografia, uma mesa redonda com a apresentação de trabalhos sobre a obra poética de Pedro Casaldáliga e o lançamento da obra.

“Um bispo contra todas as cercas” conta a história de Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Félix do Araguaia (MT). O religioso catalão, alinhado com a Teologia da Libertação, chegou ao Brasil em 1968, aos 40 anos, e nunca mais voltou à Espanha. O livro traça sua trajetória com foco nas causas que abraçou, tais como: educação laica, mista e libertadora; Reforma Agrária; erradicação do trabalho escravo; reconhecimento dos direitos dos povos indígenas.

Foram muitas as dificuldades contra as quais lutou, notadamente na ditadura militar, quando sofreu repressão, cesura e foi quase expulso do Brasil. Mesmo depois disso, continuou ameaçado de morte. Trata-se da biografia de um homem perseguido, mas não amargurado. Um poeta que sabe fazer versos com a dor e transformá-la em ação.

O evento é organizado pelos docentes do PPGEL em parceria com os professores do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários (PPGEL) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Nesta semana, a obra foi lançada em Tangará da Serra na segunda-feira (10) e nesta terça-feira (11), a atividade será realizada em Cáceres.

7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • CURIMBATAMT
    12 Jun 2019 às 12:52

    E A NOSSA SOCIEDADE CONTINUA BURRA, IGNORANTE , IMBECIL E ARROGANTE , A CERCA DAS QUESTÕES QUE FIZERAM HISTORIA. E O MELHOR DE TUDO, BEM AQUI NO NOSSO NARIZ A HISTORIA FOI VIVA. COMO NÃO RECONHECER A GRANDEZA DE CASALDÁLIGA PARA A HISTORIA DO PAÍS. VI , CONVIVI, E TAMBÉM O ENTREVISTEI DIVERSAS POR VEZES ACOMPANHEI A SUA LUTA COM AS COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE. PARABENS A NOBRE JORNALISTA, BRILHANTE TRABALHO

  • Sandra
    11 Jun 2019 às 17:03

    Esse tipo de “obra “ é o que nossos intelectuais conseguem produzir...

  • Zeca
    11 Jun 2019 às 14:14

    O cara foi excomungado pela Igreja e ainda tem gente dizendo que era pessoa do bem?

  • Joca
    11 Jun 2019 às 13:07

    Quem procurou as cercas foi ele. E nunca produziu nada de importante para a sociedade brasileira. Só defesa do contrário as leis!

  • Ana Lídia
    11 Jun 2019 às 13:01

    Um exemplo de alma bondosa e caridosa! Deus é com ele. Sempre.

  • Eu
    11 Jun 2019 às 11:43

    Interessante!!!

  • Teruo Matsubara
    11 Jun 2019 às 11:42

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

Redes Sociais

Sitevip Internet