Olhar Conceito

Quinta-feira, 20 de junho de 2019

Notícias / Gastronomia

Após três anos de estudo, administradora deixa empresa inglesa para vender geleias artesanais em MT

Da Redação - Isabela Mercuri

09 Fev 2019 - 16:15

Foto: Arquivo Pessoal

Após três anos de estudo, administradora deixa empresa inglesa para vender geleias artesanais em MT
A paulista Mônica Ferreira de Moraes, 37, sempre trabalhou com administração. Pós-graduada em ‘Supply Chain’ (uma cadeia de suprimentos) e logística, ela era funcionária de uma empresa inglesa de validadores de cédulas, mas deixou o cargo de coordenadora para trás quando decidiu se dedicar à sua paixão: a gastronomia. Depois de dois anos de estudos na área, encontrou as geleias, e mergulhou de vez.

Leia também:
​Mato-grossense de 60 anos produz vinho de jabuticaba com frutas de seu quintal

“Eu sempre gostei de cozinhar (por influência da minha mãe, que é cozinheira de mão cheia) e tinha o desejo de trabalhar em algo relacionado à gastronomia algum dia na vida”, lembra Mônica. “Em 2015, terminei minha pós-graduação em Logística e Supply Chain e prometi para mim que, daquele momento em diante, eu só estudaria coisas relacionadas à gastronomia, até me decidir com o que iria trabalhar nesta área”.

A partir desta decisão, ela fez cursos práticos de gastronomia e panificação no Senac, e continuou trabalhando na empresa inglesa. No final de 2017, em uma feira de livros da Universidade de São Paulo (USP), ela comprou diversos livros de culinária, e entre eles estava um sobre geleias.

"Foi aí que veio o click: geleias tem prazo de validade extenso e eu poderia levar em paralelo com o meu trabalho na empresa. Comecei a procurar cursos com técnicas de envase, armazenagem, conservação e receitas de geleias e conservas, até que cheguei em Lumiar, próximo à Nova Friburgo, no RJ. Lá fiz um curso intensivo no assunto e, em janeiro de 2018, comecei a produzir minhas próprias geleias, com receitas criadas por mim”.

Foram oito meses produzindo as geleias nos finais de semana, enquanto trabalhava durante a semana como coordenadora. Em setembro, decidiu se desligar do trabalho, mudou-se para Rondonópolis (219km de Cuiabá), e começou a se dedicar integralmente às geleias e conservas. Assim nasceu o ‘Santa Úrsula Geleias e Conservas’.

Os produtos de Mônica são feitos de acordo com a sazonalidade das frutas, o que torna o cardápio rotativo. No entanto, dentre os sabores mais pedidos estão os de manga com maracujá, três pimentas, maçã com canela, além da berinjela Siciliana e o chutney de manga. Todos os produtos são artesanais e sem conservantes.

As geleias estão à venda em pontos comerciais de Rondonópolis (Empório Casa da Farinha, Frutaria Goiânia, Assado & Cia, Empório Villa Bela e A Casa do Rio), e a ‘Santa Úrsula’ também faz entregas na cidade. Para Cuiabá, os produtos são trazidos quinzenalmente, e os pedidos devem ser feitos via WhatsApp.

Além das receitas, Mônica faz questão de mostrar ao cliente as ‘infinitas formas’ de consumir geleias. “Em todas as nossas tags apresento ideias de consumo, para que o cliente saia da tradicional torradinha/pão e ouse, usando geleias no preparo de sanduíches, saladas, carnes acompanhadas em sorvetes, panquecas, waffles, bolos e uma série de outras opções”, garante.

“O que mais me encanta em produzir geleias é que, com imaginação, pode-se produzir geleia de praticamente qualquer fruta ou legume! Sem dizer que hoje dá para criar geleias alcoólicas, de especiarias, de chás e até mesmo de flores. O meu desafio é esse: inovar nos sabores, sempre”, finaliza Mônica.

Serviço

Santa Úrsula geleias e conservas
- Instagram: @santaursulageleias
- Facebook: Santa Úrsula Geleias
Encomendas via inbox das redes sociais ou pelo WhatsApp (66) 99619-5454

8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Lourenço Rodrigues Nogueira
    25 Fev 2019 às 15:02

    Que delicia de geleia,super aprovo experimentei e aprovei,Parabéns e que Deus abençoe sua nova empreitada,sucessos mil.Parabéns!!!

  • Edelcio Moraes
    13 Fev 2019 às 17:27

    Para empreender num Pais como Brasil é preciso muita coragem, confiança e criatividade. Parabéns Mônica por não se amedrontar e correr atrás do seu sonho, suas geleias são maravilhosas e seguramente cairão no gosto de muita gente rapidamente.

  • Dorislea Leal Assis
    11 Fev 2019 às 03:21

    Muito bom trabalhar no que gosta

  • Rodrigo
    10 Fev 2019 às 15:32

    Geleias maravilhosas! Parabéns! Eu ainda fico bastante no pão, mas tô tentando usar suas geleias em outros alimentos tambpem

  • Muito bom
    10 Fev 2019 às 13:13

    Parabéns pela coragem, nada melhor que poder fazer o que você realmente gosta!!!

  • Meghan
    10 Fev 2019 às 12:49

    Empresa inglesa... deve ser um fundo de quintal, e esse povo adora se engrandecer. Me engana que eu gosto.

  • Dudu
    10 Fev 2019 às 12:27

    Quer namorar comigo?

  • Fatima
    09 Fev 2019 às 21:31

    Parabéns Mônica, por sua persistência e dedicação! Quero um dia provar suas geléias! Deus te abençoe!

Redes Sociais

Sitevip Internet