Olhar Conceito

Notícias / Religiosidade

Procissão para Yemanjá termina com oferendas no rio Cuiabá e almoço gratuito neste domingo

Da Redação - Isabela Mercuri

08 Dez 2018 - 16:40

Foto: Alex Oliveira

Procissão para Yemanjá termina com oferendas no rio Cuiabá e almoço gratuito neste domingo
Uma procissão para Yemanjah acontece no próximo domingo (9) em Cuiabá, com saída às 8h do Centro Espírita Nossa Senhora da Guia, no bairro Dom Aquino, e chegada às margens do rio Cuiabá, onde serão feitas oferendas. O evento é organizado pela Federação Nacional de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros (Fenucab), sob a coordenação do pai de santo Airton dos Santos.

Leia também:
Encontro Umbandista comemora 110 anos da religião e discute intolerância em Cuiabá
 
De acordo com a assessoria, esta é a 59ª edição da procissão em Cuiabá. Yemanjah é conhecida como a ‘Rainha do Mar’ entre os que cultuam as religiões de matriz africana.
 
O pai de santo Airton dos Santos tem 85 anos e comanda a procissão, que começou a ser realizada na capital em dezembro de 1960, como forma de comemorar o dia da Umbanda.

Na época, o dia foi decretado feriado por proposição apresentada pelo então deputado estadual Humberto Bosaipo, e sancionado pelo então governador Júlio Campos.

Em 1981, Yemanjah passou a ser a padroeira da Fenucab por orientação mediúnica ao pai de santo Airton dos Santos, que continua atendendo no centro espírita. Hoje, ele é vice-presidente da Fenucab e defende a inclusão da procissão a Yemanjah no calendário de comemoração dos 300 anos de Cuiabá, em 2019.

No domingo, após a procissão, haverá almoço gratuito e homenagens a outras entidades da umbanda, como pretos velhos e caboclos.
 
Serviço

Procissão para Yemanjá
Data: Domingo, 9 de dezembro
Saída: 8h
Local de saída: Centro Espírita Nossa Senhora da Guia - Rua Fenellon Muller, 196 – bairro Dom Aquino

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet