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Terça-feira, 30 de abril de 2024

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“Estamos na era dos mendigos emocionais”, lamenta Augusto Cury em Cuiabá

Foto: Reprodução

“Estamos na era dos mendigos emocionais”, lamenta Augusto Cury em Cuiabá
O professor, psiquiatra, escritor e pesquisador Augusto Cury esteve em Cuiabá na noite da última quarta-feira (12), e falou para gestores e profissionais da educação das redes públicas e particulares de ensino sobre o projeto ‘Inteligência Emocional como um fundamento da Educação Humanizadora de Cuiabá’. Segundo o pensador, vivemos uma era de ‘mendigos emocionais’, em que crianças e adolescentes que precisam de muitos estímulos para sentir prazer, e é necessário ensiná-las a lidar com suas emoções.

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“Nós estamos muito preocupados com a saúde emocional das pessoas, inclusive de crianças e adolescentes. Nós expandimos em 100% o índice de suicídio de jovens de 10 a 14 anos (estatística americana). Nós estamos na era dos mendigos emocionais. Crianças e adolescentes que precisam de muitos estímulos para se sentir ligadas de prazer. Então onde eu posso estar, seja na Romênia, Espanha, Portugal, América Latina, estou disponibilizando ferramentas, e vários dos nossos projetos são gratuitos. Um deles é o projeto ‘Você Insubstituível: uma vacina emocional contra o suicídio’, que é suportado pelo programa Escola da Inteligência, que é um programa socioemocional para estimular a inteligência global, a capacidade pensante de reagir, de se colocar no lugar do outro, de administrar o stress, de trabalhar perdas e frustrações”, afirmou Cury, em entrevista antes da palestra.

O programa ‘Inteligência Emocional’ já foi instalado enquanto projeto piloto em oito escolas da rede municipal de Cuiabá. Segundo o prefeito Emanuel Pinheiro, a vontade é que ele se expanda para todas as escolas da rede, até o final do mandato. “Sabemos que existe uma quantidade significativa de crianças que não tem o mesmo sucesso em sala de aula na forma de ensino e aprendizagem. A maioria delas é vitima de lares desestruturados, com pais alcoólatras, drogados, crianças vulneráveis, agredidas... que chegam à sala de aula e se tornam agressivas, retraídas, inquietas, e com uma enorme dificuldade de aprender. A comunidade escolar de forma geral entende aquela criança como tímida, e vai deixando, quando na verdade temos que promover o amor, a compreensão e incluí-la em nosso meio. Aí entra a inteligência emocional”, explica. “Com o sucesso total [do projeto piloto] junto às crianças que se sentiram melhor, com o sucesso total junto aos profissionais, à comunidade escolar e à família, já determinei ao secretário de Educação que dobre para 2019 o projeto, para que passe a atender 10 mil crianças, e até o final de nosso mandato pretendemos ampliar, se possível, para toda a rede pública, e com certeza será um legado da nossa gestão”.

Segundo Cury, a Inteligência Emocional é a ‘gestão da emoção’, uma forma de fazer com que o aluno seja autor de sua própria história. “Por exemplo, pra que ele possa pensar antes de reagir, se colocar no lugar do outro, trabalhar perdas e frustrações, gerenciar seu estresse. Este é o mote da ‘Escola da Inteligência’, porque essa educação clássica, cartesiana, racionalista, está formando pessoas completamente despreparadas para a vida. Nós precisamos formar mentes brilhantes”, finalizou.

Cury

Um dos escritores mais lidos da última década, Augusto Cury já publicou seus livros em mais de 60 países, sendo que só no Brasil as obras já venderam mais de vinte milhões de exemplares. Ele também já recebeu o prêmio de melhor ficção do ano de 2009 da Academia Chinesa de Literatura, pelo livro “O Vendedor de Sonhos”.

Cury também é autor da teoria da Inteligência Multifocal, que analisa o processo de construção dos pensamentos e formação de pensadores, e é um dos poucos pensadores vivos cuja teoria é estudada em cursos de mestrado e doutorado nos EUA, Europa e Brasil.

Inteligência emocional

Em Cuiabá, oito unidades escolares da rede pública municipal de Ensino aderiram ao programa da ‘Inteligência Multifocal’, que começou a ser implantado este ano como um projeto piloto. O programa envolve cinco mil alunos da Educação Infantil ao 6º ano, 165 profissionais da educação, além de pais e responsáveis.
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