Olhar Conceito

Segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Notícias / Artesanato

Artista plástico cobre escultura em protesto contra violação de direitos autorais

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

09 Mar 2018 - 16:04

Foto: Olhar Direto

Artista plástico cobre escultura em protesto contra violação de direitos autorais
O artista plástico Jonas Correa, um dos mais conceituados do estado, cobriu com uma lona preta o monumento Carta da Terra, uma de suas obras localizada em frente a Salgadeira, em forma de protesto contra a violação de direito autoral, na manhã desta sexta-feira (9), ocasião em que o governador Pedro Taques (PSDB) esteve no Complexo Turístico que será reinaugurado no mês que vem.

Leia também
Complexo da Salgadeira será inaugurado no aniversário de Cuiabá; fotos e vídeo


A escultura de cinco crianças de mão dadas em volta ao planeta terra é bastante famosa e foi feita por Correa no ano de 1998. Com o avanço das obras da Salgadeira, o Colégio Isaac Newton, responsável por financiar o monumento há vinte anos, contratou outro artista para fazer a revitalização, o que configura violação de direito autoral.

“Eu exijo o meu direito de restaurar a obra do jeito que ela é. Eles terão que pagar o que eu pedi, que é um valor menor que o outro artista cobrou. A ideia do protesto é esta que seja restaurado novamente e que temos a oportunidade de trazer a tona este problema que temos o tempo todo de violação de direito”, afirmou ao Olhar Direto.

Durante a visita a obra da Salgadeira, o governador Pedro Taques conversou com o artista plástico e desejou para que tudo se resolva de forma pacífica e o mais rápido possível. Já o secretário de Cidades Wilson Santos entrou em contato com a direção do CIN e marcou uma reunião de representantes com Correa.


“O estado não tocou nesta obra e não tocará. Eu liguei para o colégio e os representantes virão falar com o artista. Estou na torcida para que eles se entendam e devolvam o mais bonito possível este monumento, por que ele é muito bacana. Quero só que ele esteja pronto dia 8 de abril”, explicou.

De acordo com o artigo 24° da lei n° 9.610/98 são direitos morais do autor assegurar a integridade da obra, opondo-se a quaisquer modificações ou à prática de atos que de qualquer forma, possam prejudicá-la ou atingi-la, como autor em sua reputação ou honra.

Morando atualmente em Curitiba (PR), Jonas Correa esculpiu obras em Cuiabá como o monumento do Beco do Candieiro e a estátua na Praça da República que denúncia que a justiça deve ser para todos.

O outro lado:

A direção do Colégio Isaac Newton informa que recebeu, há pouco mais de 30 dias, pedido do Governo do Estado para restauração do monumento, que foi uma doação da escola para o Estado há cerca de 20 anos. A restauração deveria ficar pronta para a inauguração da obra de revitalização da salgadeira. A escola tentou vários contatos com o artista, sem sucesso. Como o prazo era curto, a direção do CIN recorreu a outro artista regional para que fizesse a restauração, mantendo, no entanto, a sua originalidade justamente em respeito ao autor.

7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Augusto
    11 Mar 2018 às 09:01

    Escultura horrivel de pesdimo gosto ! Devolve pro autir ou mete trator nisso dai!!! Tem coisas muito mas bonitaspara sere colocadas na salgadeira!!

  • Daniel Boone
    10 Mar 2018 às 11:05

    Esse monumento é de extremo mau gosto. Deveria ser implodido.

  • Caio Rocha
    10 Mar 2018 às 09:01

    Certíssimo o autor. Estão infringindo a lei e a honra do nosso artista. Corre atrás mesmo xomano..

  • Carlos Roberto
    10 Mar 2018 às 06:34

    Ficou mais bonita assim.....

  • mamute pequenino
    10 Mar 2018 às 02:21

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Mimizao
    09 Mar 2018 às 21:48

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • ANA
    09 Mar 2018 às 18:50

    UMA PORCARIA DESSA JÁ ERA PRA TA NO CHÃO A MUITO TEMPO.

Redes Sociais

Sitevip Internet