Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cinema

NO CLUBE FEMININO

Ao som dos tambores japoneses documentário “Japoneses em Mato Grosso” é lançado

Foto: Divulgação

Foto mostra primeira incursão na mata

Foto mostra primeira incursão na mata

O contraste entra as culturas nipônica e brasileira - por meio das características da tradição cuiaban - é tema do documentário, “Japoneses em Mato Grosso”. O trabalho resgata o ano de 1950, momento em que terras devolutas em Mato Grosso foram vendidas para diversas colonizadoras particulares. Ao som dos tambores japoneses, Taiko, o projeto será lançado nesta terça-feira (20), às 20h, no Clube Feminino.

Festival de Lambadão arrecada alimentos para Hospital de Câncer e Abrigo Bom Jesus
Hunter ressurge das ruas e reclama palco do Cine Teatro para si mais uma vez

O documentário mostra o choque cultural entre brasileiros e japoneses, na década dos anos 50, passando pelos processos de adaptação, conhecimento, manutenção da cultura japonesa e da língua, modo de vida, comportamento, vestimenta e sua culinária.

Todo trabalho faz com que os expectadores conheçam mais sobre a época em que os japoneses tentaram sobreviver do cultivo da seringueira e da pimenta do reino. Comportamento que contribuiu a permanência dos japoneses no Estado.

“Japoneses em Mato Grosso” foi realizado em parceria da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC), por meio do Programa de Apoio à Cultura (PROAC), que resgata uma história pouco conhecida de japoneses que ocuparam a região norte do Estado.

Ao narrar às vivencias da imigração, os japoneses reconstroem parte da história. A memória do narrador possibilitará o entrelaçamento das políticas de imigração brasileira e japonesa com a política de colonização do período.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet