A alegria da quadrilha, fogueira e o colorido das bandeirolas ficam ainda mais ricos com a culinária repleta de guloseimas. No período de festas juninas tem bolo de milho, pinhão, curau, maça do amor, vinho quente e quentão. A canjica, então não pode faltar. Especialistas dizem que não podem faltar neste período de festas. A canjica então... Leite de coco, açúcar e canela fazem desta canjica uma sobremesa e tanto.
O preparo demora um pouquinho, pois leva em média 45 minutos para ficar pronta, porém, é fácil de fazer e rende 12 porções. Cada uma delas tem 180 calorias. Vale a pena.
Ingredientes
. 1 1/3 de xícara (chá) de milho branco para canjica
. 4,5 litros de água
. 1 xícara (chá) de leite de coco
. 1 xícara (chá) de leite
. 1 1/4 de xícara (chá) de açúcar
. Canela em pó e amendoim torrado a gosto
Modo de preparo
1. Numa tigela grande, coloque o milho, cubra com 3 litros de água, tampe e deixe descansar até o dia seguinte. Escorra.
2. Na panela de pressão, junte o milho e a água restante, tampe e cozinhe em fogo alto até começar a chiar. Reduza o fogo para o mínimo e cozinhe por 45 minutos ou até o milho ficar macio.
3. Coloque a panela sob água corrente e deixe sair todo o vapor. Abra e escorra o líquido.
4. Transfira o milho novamente para a panela.
5. Junte os demais ingredientes e mexa com uma colher de pau. Cozinhe em fogo alto, sem tampar a panela, mexendo de vez em quando, até a mistura ficar cremosa.
6. Distribua a canjica em 12 tigelas pequenas.
7. Sirva quente ou fria, polvilhada com canela e amendoim torrado.
Com site MdeMulher