Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Colunas

Lógica, geometria e delicadeza: o trabalho da designer Maiko Takeda

Natural de Tóquio, a designer Maiko Takeda mudou-se para Londres onde estudou Design de Jóias BA (Hons) na Central Saint Martins College of Art and Design e atualmente está fazendo mestrado em Chapelaria no Royal College of Art. No seu portifólio de experiências profissionais, estão inclusos grandes nomes como Issey Miyake, Stephen Jones, Philip Treacy e Erickson Beamon.

Sua mudança para Londres influenciou em seu trabalho de muitas maneiras, como conta a designer, que fora de Tóquio se sente mais ela mesma, muito mais do que em Tóquio (onde todos de sua classe possuíam as mesmas características físicas). Apesar de justificar que acha que é fácil e óbvio demais para um artista trazer referências da própria cultura pro seu trabalho e por isso buscar trazer um olhar novo para suas criações, Maiko ainda considera seu trabalho muito japonês, mas sem ter essa intenção.





Lógica, geometria e formas são características determinantes em seus trabalhos, que são voltados principalmente para a chapelaria. “É um mundo em que o simples vai parecer complicado e ordem se transforma em caos.” Suas peças são construídas a partir da justaposição de vários elementos que resultam verdadeiras obras cheias de texturas e efeitos que só observados de muito perto para percebermos que não é magia (rs.). A designer busca influências na natureza como as sombras, o vento e a gravidade e preza por continuar a fazer peças que a fazem feliz, que criam dramas sutis e experiências para as pessoas que as usam, já que é muito auto-crítica.


Seu trabalho foi apresentado neste ano na London Fashion Week, uma de suas peças também foi usada pela cantora Bjork no Berlin Festival e Electric Picnic na Irlanda e em breve será exibida em uma exposição no Viena MuseumsQuartier .

Comentários no Facebook

Sitevip Internet