Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Colunas

Ervas Aromáticas: Hortelã a erva capaz de ressuscitar o fogo do amor.

Arquivo Pessoal

Seu uso data de aproximadamente mil anos antes de Cristo. Folhas secas foram encontradas nas escavações das pirâmides egípcias. Os egípcios a usavam como perfume para o corpo e para a respiração, para aromatizar alimentos e bebidas.

Segundo a mitologia grega, o gênero mentha (hortelã) tem seu nome derivado da ninfa Mintha ou Minta, que teria sido seduzida por Hades, deus dos infernos (ou das profundezas da terra). Perséfone, esposa de Hades, enciumada, a converteu numa planta e a esmagou no chão com o pé. Hades, enternecido pela paixão da ninfa, a ressuscita como planta e lhe dota de um perfume capaz de reviver o fogo do amor . Porem o castigo de Mintha não termina por aqui: Deméter, a mãe de Persefone, após a intervenção de Hades a condena a não produzir sementes. Devido a estes fatos os gregos consideravam a hortelã um excitante sexual e por este motivo, seu consumo era proibido aos soldados e os árabes a consideravam como a planta dos haréns.

A hortelã era conhecida como planta medicianal pelos Asirios e babilônicos que a utilizavam contra a “preguiça” do estomago. Os hebreos a usavam como estimulante misturada com outras plantas perfumadas, comoo alecrim, o tomilho e a sálvia. Era utilizada em banhos fortificantes, aromáticos e antirreumáticos. Os chineses davam importância ás propriedades calmantes e espamódicas da hortelã.



É uma erva muito utilizada nas cozinhas indianas, iraniana, irlandeza, inglesa, tailandesa, árabe e italiana. Seus usos gastronómicos incluem o consumo da hortelã na forma de chás e como aromatizante de caramelos, chicletes, sorvetes e muitas outras preparações. Na cozinha é apropriada para decorar e aromatizar saladas, molhos e sopas. Harmoniza-se bem com carnes bovinas como no kibe cru, carnes de caça e particularmente com a de carneiro. È muito utilizada também na preparação de drinks e coquetéis.

Receita de mojito cubano
Ingredientes:
- 1 ramo de hortelã fresca.
- 1 colher de sopa de calda de açucar (que é feita em uma panela aquecida no fogo uma medida de água e metade da medida de açúcar em que deve se adicionar canela e algumas sementes de anis).
- Um jato de soda (ou um quarto de copo).
- 1copo de rum cubano.
- suco coado de 1/2 limão.
- meia pimenta dedo de moça.
-Água e gelo picado

Preparação
Em uma taça, coloque a pimenta, esmagando- a ligeiramente com um pilão. Em seguida, preencha três quartos do copo com gelo picado. Em seguida adicionar o suco de limão (coado), a calda, rum branco e a soda. Misture tudo e incorpore um ramo de hortelã para decorar e leva-lo para a mesa com um ou dois canudos.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet