Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Colunas

Ervas aromáticas: Manjerona erva do amor e extremamente versátil na cozinha

Nativa da região do Mediterrâneo e da Eurásia,a manjerona juntamente com o orégano, foram ervas cultivadas no Egito por mais de 3 mil anos eutilizadas pelos antigos gregos desde os tempos clássicos. Chegaram na Inglaterra no século 13 sendo cultivas até hoje.

Os seus mais antigos registros datam de 1600-1200 aC,quando as imagens das plantas foram inscritos em tabletes pelos hititas da Ásia Menor / Síria. Algumas fontes afirmam que as ervas chegaram juntas a América do Norte com os colonizadores europeus.

A Manjerona é considerada a erva do amor. Segundo a lenda romana, a deusa do amor, Venus, deu à planta seu cheiro "para lembrar os mortais de sua beleza". Outra lenda semelhante envolve Aphrodite, equivalente aVênus na mitologia grega, que se diz ter ela criado a manjerona que cresceu no Monte Olimpo .Através da história a Manjerona vem simbolizando a doçura, felicidade e o bem-estar. Shakspeare a ela se referiu como a "Erva da Graça".

A Manjerona foi usada em poções do amor e feitiços e, comoerva do casamento em ramalhetes e buquês de noiva . Na antiga Grécia e Roma, uma coroa de manjerona era usado pela noiva e pelonoivo durante as cerimônias de casamento.
Existem muitas tradição populares que ligam a manjerona ao amar e sonhos romanticos.

De acordo com uma lenda, se uma mulher colocar manjerona em sua cama antes de ir dormir, Afrodite apareceria em seus sonhos e "revelaria a identidade de seu futuro cônjuge”. Em outra lenda a Manjerona quando combinada com flores de calêndula,tomilho, absinto, mel e vinagretambém erausada para adivinhar um futuro cônjuge. Se ungida com esta mistura antes de dormir, uma garota sonharia com seu futuro marido.

A manjerona e oorégano eram utilizadospara proteger contra o mal e eram cultivadas em jardins ou até mesmodentro das casas. As duas ervas eram tambémfechadas em amuletos mágicos para proteção contra resfriados. Acreditava-se ainda que a manjerona tivesse o poder de repelir feitiços de bruxas, fantasmas e o diabo se jogada sobre uma casa. A manjerona era ainda reputada a propriedade de proteção do leite durante tempestades. Tomilho e manjerona eram colocados no leite para evitar que ele azedasse por ação dos trovões.

Usos culinários

A manjerona é uma erva muito versátil com diversos usos culinários. É um componente essencial da cozinha francesa, italiana e grega. Seu uso comum nestas cozinhas é o no recheio de aves servindo como uma verdadeira assinatura.
Conhecida também como orégano doce, o próprio nome reputaa manjerona como sendo a mais suave e mais doce das ervas de sua espécie.

"De todos os perfumes à base de plantas não há quem foi a minha mente mais agradável do que a manjerona ,planta que os franceses chamam de " Marjollaine à Coquille ". -HenryBeston , ervas e da Terra.

Susan “Belsinger descreve seu sabor como “mel”, com“um pouquinho dementa” ... um pouco floral ... [ com ] um toque cítrico e uma pitada de cravo "(7) .

É utilizada na aromatização de licores e cervejassendo, também uma das ervas do absinto tradicional. A partir de suas folhas pode se preparar chás. Pode ser usada em vinagres de erva, e com uma variedade de carnes e pratos de legumes .As folhas, flores e caules podem ser adicionados a ensopados ,recheio de aves , misturas de queijos, em molhos e patês , frutos do mar , omeletes , pizzas , saladase as salsichas e linguiças. A manjerona harmoniza bem com cogumelos , cenouras, couve-flor , espinafre , abóbora, ervilhas e aspargos. Combina bem quando acompanhada de outras ervas e especiarias como orégano (7) , alho, salsa , tomilho, louro , pimenta , cebolinha,rábano e noz-moscada (72 ) .

Devido a sua doçura a manjerona é um complemento natural para sobremesas. No século 16 o açúcar era aromatizado e perfumado com flores de manjerona. Scott Kresge recomenda a manjerona para crèmebrulee, sorvetes, pudins, tortas e outras sobremesas de frutas. A erva complementa maçãs, melões e frutas tropicais como mamão e manga.

GELÉIA DE MANJERONA

Ingredientes

6 raminhos de manjerona
5 limões
950 ml de água
300g de açúcar mascavado
Modo de preparo
Corte os limões e cubra com a água fria.
Deixar repousar de um dia para outro.
Ferva muito bem até reduzir para metade.
Filtre ou coe.
Numa panela coloque o caldo quente de limão, a manjerona e o açúcar.
Ferva e mexe continuamente até obter o ponto de geléia.

Fonte: Comida e Receitas


* Carlos Alberto Balbino é Formado pela Scuola di Cucina, Cultura ed Enologia Delle Regione D’Italia do ITALIAN CULINARY INTITUTE FOR FOREIGNERS –ICIF e Universidade de Caxias do Sul. Mestre em Fisiologia – USP e Chef Executivo do Restaurante Di Pietro

Comentários no Facebook

Sitevip Internet