Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Colunas

Crianças salvam o mundo de monstros literários

Embora pareça controverso a participação de crianças em filmes de terror, existem inúmeros títulos que atores mirins são os protagonistas. Em 1987, o filme Monster Squad, conhecido no Brasil como “Deu A Louca nos Monstros”, misturou personagens do cinema fantástico com aventura infantil. O resultado foi um outro “Os Goonies”, mas com pouco mais de ação e roteiro. Reprisado à exaustão na Sessão da Tarde, pela Rede Globo, o filme virou um peça nostálgica a muitos adolescentes que, hoje, são chefes de família.

“Monster Squad” narra a história de crianças que colecionam revistas em quadrinhos e tornam-se especialistas no ramo do terror. Para unirem o máximo de informações sobre monstros, eles decidem montar um clube apenas para debater sobre o assunto. Mas antes, para fazer parte do time, o integrante necessita responder questionários sobre o tema: “Frankenstein é o criador ou a criatura?” ou “Como matar um lobisomem?”. No entanto, eles nem imaginariam que toda essa preparação viria na hora certa.




Monstros, liderados pelo conde Drácula, estão despertando para irem atrás de um amuleto mágico que tem o poder de unir a dimensão das criaturas das trevas com a do mundo real. Para salvar o planeta, os jovens contam com a ajuda de um senhor alemão misterioso, responsável por uma das cenas mais memoráveis da obra. Depois de conversar com as crianças sobre os seres malignos, um jovem diz: “Nossa, o senhor conhece mesmo sobre monstros”. Na mesma hora, o senhor olha para seu braço tatuado e responde: “sim, sei sim”. A tatuagem é referência aos códigos de identificação de pessoas nos centros de concentração.

Inicialmente, “Monster Squad” foi lançado apenas em vídeo, mas com sua notoriedade, acabou ganhando as salas do cinema. Boatos sobre uma refilmagem não faltam e fãs aguardam ansiosamente por isso. Apesar de se passar no universo infantil, diversos temas adultos são encontrados na trama, como virgindade, separação de casais e até palavrões. Para se ter ideia, em uma cena, o Drácula chama uma menina de 6 anos de “bitch”, uma gíria norte-americana bem ofensiva. O filme torna-se uma boa referência a filmes de múmias, lobisomens e monstros aquáticos. É um dos poucos que faz lembrar o quanto era bom ser criança.

Aqui, você assiste ao filme completo:

Comentários no Facebook

Sitevip Internet