Existem filmes que todos já ouviram falar mesmo sem assistirem. Essa dádiva de ser apenas conhecido e respeitado pelo nome é algo que apenas os clássicos conseguem sustentar. É o caso de E O Vento Levou (1939), O Poderoso Chefão (1972), Cidadão Kane (1941) e no gênero terror, O Massacre da Serra Elétrica (1974). Embora tenha continuações, entre elas, um remake e um pré-sequência, Hollywood ainda aposta no mascarado que usa pele humana para cobrir o rosto.
As mães que "tocam o terror". Confira dicas de filmes de terror e suspense na qual elas têm um papel especial
Está nos cinemas um novo filme: O Massacre da Serra Elétrica 3D: A lenda continua, ignora todas as sequências (ainda bem) e fazem uma continuação do filme inicial. Fico imaginando os benefícios que esses filmes contemporâneos fazem os originais. Um exemplo é o remake A Morte do Demônio (2013) que fez muitos novos fãs do terror baixarem o de 1981 para citar comparações, críticas e identificar homenagens.
A história de O Massacre da Serra Elétrica é o clichê de sempre. Grupos de adolescentes se perdem numa estrada (pelo menos não é rodado em um acampamento numa floresta) e aos poucos um a um vão desaparecendo. Daí, a protagonista entende que está sendo perseguida por um assassino e resolve fazer alguma coisa para salvar sua vida. É assim que os diretores do cinema americano costumam levar suas películas de terro: sabem que a fórmula funciona e evitam sair da zona de conforto.
Então, que for assistir O Massacre da Serra Elétrica 3D: A lenda continua não deve esperar nenhuma inovação de roteiro ou novidade. O filme tem que ser visto como apenas um entretenimento que irá distraí-lo por algumas horas. E, para falar a verdade, nessa rotina louca em que vivemos, tem coisa melhor que isso? E não é só porque o filme é puro clichê que sua qualidade é baixa. Isso mostra que os clássicos ainda ditam e vão ditar por muito tempo as regras para um bom filme de terror.
Se você não viu o original, o Yout Tube o disponibiliza completo e sem cortes. Aproveite e bom apetite à mesa da família canibal de Leatherface.
http://www.youtube.com/watch?v=C0O6SIScVb0
* Fernando Martins é jornalista que vasculha a internet atrás de filmes de terror para lhe tirar o sono