Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

'Encontros Possíveis' traz profissionais das artes cênicas de todo o Brasil para evento em Mato Grosso

Da Redação - Isabela Mercuri

A sétima edição do projeto Encontros Possíveis começa no próximo dia 27 de novembro e traz profissionais das artes cênicas de todo o país para Alta Floresta (774km de Cuiabá). Na programação haverá oficinas, palestras e rodas de conversa em que mestres e aprendizes estarão lado a lado dividindo experiências. O evento está integrado à programação do Festival de Teatro da Amazônia Mato-Grossense,

Leia mais:
Musical 'O Rei Leão' tem apresentação única nesta sexta-feira no Teatro da Assembleia
Festivais de Teatro acontecem em todo o estado de Mato Grosso no mês de novembro e trazem 82 peças

Os convidados deste ano são: Eugenio Barba (Itália), Julia Varley (Londres), Sankar Lal Sivasankaran Nair (Índia), Marcelo Bones (Minas Gerais), Cesário Pimentel (Brasília) e Maria Thereza Azevego (Cuiabá).

O principal objetivo do evento é celebrar um teatro compartilhado, sem fronteiras e discutido fora dos grandes centros culturais. Os idealizadores, o Núcleo de Pesquisas Teatrais de Mato Grosso, buscam abrir espaço nacional para o teatro no Estado de Mato Grosso.

A abertura do evento acontece na Sede do Teatro Experimental Alta Floresta, com coquetel, no dia 27. Já no sábado (28), um workshop de Karippayattu abre a programação (e segue até dia 1). Esta é uma arte marcial indiana composta por exercícios de alongamento e força para a consciência corporal, muito utilizada na Europa para o treinamento de atores. O mesmo tema será discutido na tarde do dia 28 em uma mesa redonda.

Dia 29, domingo, haverá no período vespertino uma palestra sobre a Internacionalização do produto teatral brasileiro, com Marcelo Bones. Ele ainda participa de uma roda de conversa, na segunda (30), sobre as diferentes fases de interação entre atores, texto e diretor, junto com Eugenio Barba.

A mato-grossense prof. Dra. Maria Thereza Azevedo lidera um bate-papo no dia 1º, último dia de evento, em que aborda a temática “Os caminhos e apontamentos da pesquisa e do fazer teatral contemporâneo”, e faz uma síntese do que foi visto durante o Encontros Possíveis.

A programação completa pode ser conferida AQUI. 

O Encontros Possíveis nasceu em 2009, como uma busca de formação e fruição em teatro contemporâneo em Cuiabá, além da internacionalização do cenário das Artes Cênicas em Mato Grosso. Os criadores, a Cia. Pessoal de Teatro, é composta pelas diretoras, atrizes e pesquisadoras, Juliana Capilé, Tatiana Horevitch e Daniela Leite. O projeto foi vencedor da segunda etapa do projeto Rumos Itaú Cultural 2013-2014 – um dos 101 contemplados entre mais de 15 mil inscritos.

Serviço

Seminário Encontros Possíveis, da Cia Pessoal de Teatro
De 28 a 1º de dezembro, em Alta Floresta
Site; FAN PAGE; 
As inscrições já estão abertas e devem ser feitas AQUI.



Imprimir