Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Festivais de Teatro acontecem em todo o estado de Mato Grosso no mês de novembro e trazem 82 peças

Da Redação - Isabela Mercuri

Quatro festivais de artes cênicas trazem a Mato Grosso, no mês de novembro, 82 espetáculos teatrais, em diversas regiões do estado. O “Circuito de Festivais de Teatro de Mato Grosso”, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, começou no último domingo (8) e segue até dia seis de dezembro.

Leia mais:
Grupo Monofoliar lança segundo CD da carreira no Sesc Arsenal
Semana Sesc de teatro de formas animadas traz novo projeto de grupo mato-grossense

A primeira cidade a recebê-lo é Primavera do Leste. De 8 a 15 de novembro, a cidade tem a programação do “Velha Joana”, promovido pelo Teatro Faces. Dentro do festival, estão três mostras: Panorama (grupos da cidade), Regional (grupos de cidades vizinhas) e Oficial (espetáculos nacionais). Esta é a ª edição do evento, e traz no total 43 peças (31 de primavera, 4 regionais e 8 nacionais).

Na semana seguinte, de 24 a 29 de novembro, acontece em Campo Novo do Parecis o 14º Femute, promovido pelo Teatro Ogan. Sua programação é formada por espetáculos inspirados no Menestrel, um misto de músico e poeta da Idade Média, malabarista, ator e ‘vagabundo profissional’.

Alta Floresta recebe o “Festival Nacional de Teatro da Amazônia” de 27 de novembro a 02 de dezembro, promovido pelo Teatro Experimental. Grupos de Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Distrito Federal vão se apresentar e participar de uma programação com oficinas e discussões sobre níveis de produção, processos de estudo e montagem, busca estética, pesquisas e o envolvimento com a comunidade.

A última cidade do circuito é a capital Cuiabá, que recebe entre os dias 1 e 6 de dezembro o Festiva Zé Bolo Flô de Teatro de Rua, com nove espetáculos regionais e de São Paulo. A ideia é ressignificar os espaços urbanos e promover encontros entre artistas e público, além de democratizar o acesso ao teatro de rua.

Toda a programação contará também com debates, oficinas e mesas redondas entre os principais nomes do teatro da atualidade: “Serão mais de 80 espetáculos abertos para o público, além de uma sólida programação educacional com oficinas, workshops, mesas redondas, interações e imersões estéticas e cortejos teatrais. O Circuito inclui alguns dos mais destacados grupos e atores de Mato Grosso, de outros estados como São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina e Paraná, além do Distrito Federal, e atrações internacionais. Cada festival tem sua identidade e cobre uma área especifica de atuação, servindo a população da região como um importante vetor de desenvolvimento humano”, afirma Leandro Carvalho, titular da Secel.

Imprimir