Imprimir

Notícias / Moda

Meninas de projeto social realizam o sonho de desfilar na passarela e emocionam público; Fotos

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco

 Quando a pequena Naiara,12 anos, saiu da passarela montada no salão principal do Cenarium Rural, suas mãos tremiam, os olhos castanhos-mel estavam esbugalhados e a voz estava 'presa', conseguindo no máximo balbuciar palavras monossilábicas, quase inintelingíveis.

Leia Mais:
Garotas do Siminina recebem doação de calçados intermediada pela primeira-dama de Cuiabá

Depois de respirar fundo, começou a sorrir e responder à reportagem do Olhar Direto. "É como se eu estivesse vivendo um sonho. No ano passado, não pude vir por causa da doença de minha mãe e só pude olhar as fotos de minhas amigas. Agora eu desfilei e minha mãe está orgulhosa", afirmou Naiara, moradora do Bairro Pedra 90, após particpiar do Desfile “Oficina de Moda e Beleza”, promovido pelo Projeto Siminina e coordenado pelo estilista Edson Guilherme.

Até mesmo os organizadores ficarm supresos com o público. Inicialmente, foram distribuídas estrategicametne 815 cadeiras verdades, utilizadas em eventos, no Cenarium Rural. Todavia, logo mais de 250 cadeiras brancas (estilo botequim) foram colocas. E, mesmo assim, centenas de pessoas ficaram em pé e os organizadores calculam em mais de 1.500 os presentes ao desfile, nas dependências do Cenarium Rural.

O programa Siminina, executado em 17 bairros da Capital pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, atende 940 meninas. Quando o prefeito Mauro Mende (PSB) assumiu, em 2013, apenas 250 eram atendidas. A primeira-dama Virginia Mendes asusumiu o controle direto do programa e idealizou o desfile da “Oficina de Moda e Beleza”, realizado nos últimos três anos.

Mauro Mendes agradeceu aos parceiros que viabilizaram a execução do desfile. "Para se ter uma ideia, temos mais de 200 voluntários que compõem o esquadrão da beleza do projeto", citou ele, sob aplausos dos presentes.

“É importante destacar que conseguimos, por meio do projeto, mostrar às meninas que tudo é possível se elas se esforçarem, se elas se dedicarem, e quem sabe alguma delas consigam até mesmo seguir a carreira de manequim ou modelo fotográfico”, argumentou Virginia Mendes.

"“O evento é um sucesso. Nós mexemos com amor, paixão e sonho dessas crianças. Veja bem: hoje centenas de meninas realizaram o sonho de pisar na passarela, num desfile verdadeiro. E ver alegria estampada no rosto de cada uma, para mim, isso não tem preço", definiu Edson Guilherme.

Siminina

O projeto trabalhou a autoestima das meninas com aulas de boas maneiras, postura, desfile e maquiagem. Atualmente, o Siminina é considerado o maior programa de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes de 06 a 14 anos de Mato Grosso.

Os parceiros da oficina são as lojas de cosméticos Boticário, a Solução Cosméticos e a marca Bioextratus, que participam pelo segundo ano no evento. Também apoiam o evento a Federação da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Mato-Grosso (Famato), Senac, e os salões de beleza.
Imprimir