Imprimir

Notícias / Artesanato

Bordadeiras de Chapada expõe nova coleção "Assunto de Cozinha" durante Chapada Gourmet

Da Redação - Isabela Mercuri

 Uma das atrações do Festival Chapada Gourmet, que acontece no próximo final de semana e traz cardápios especiais a diversos restaurantes da cidade, é a exposição e venda do trabalho das Bordadeiras de Chapada. Com a nova coleção “Assunto de Cozinha”, as artesãs expõe (desde a última sexta, 30, até o próximo sábado, 7) mais de 400 peças em um quiosque montado na Praça Dom Wunivaldo.

Leia mais:
Chapada Gourmet tem adesão de 13 restaurantes, programação cultural e workshops
Com cafés gelados incrementados como carro-chefe, cafeteria faz sucesso em Cuiabá e Várzea Grande

O grupo é formado por 90 mulheres que se encontram para conversar e trabalhar há nove anos, e metade delas participou de oficinas do Sebrae MT. Nessas aulas, as bordadeiras aprenderam a necessidade de planejar a produção, escolher os materiais, reduzir desperdícios, formar preços e produzir para atender a demanda e as preferências do mercado.



“Muitas de nós tínhamos medo de desenhar, mas depois das oficinas, agora, todas desenhamos”, afirma Louriza Boabaid, uma das bordadeiras. “Para nós, bordado é diversão, arte e terapia em grupo. (...) Podemos e precisamos ter renda com nossos produtos”, diz.

Os bordados expostos em Chapada durante esta semana trazem frases baseadas na cultura e gastronomia cuiabanas, como “Pode comer na largura da boca”; “Tô até na orêia de cheio”; “Tô de cacho com a dona da cozinha”.

Fazem parte da coleção os produtos: pano (de preparo) de assunto; guardanapos; jogos americanos; toalhas de mesa; sacola; almofadas; bate-mão; puxa-saco; pegador de panelas; salva-camisa (babador de adulto); porta-travessa; cobre pão; porta-guardanapos; sachê de cozinha; porta-temperos; luva de cozinha; porta-óculos; capa para caderno de receitas; nécessaire; aventais; e outros.

Assim que passar o Chapada Gourmet, as bordadeiras vão focar no natal. Na nova coleção, vão produzir peças que mesclem o tema ‘natal’ com a fauna, flora, e natureza da Chapada dos Guimarães, informa Louriza. Os produtos ficam expostos de 4 a 7/11 das 14h às 21h.

Outras atrações


Além das bordadeiras, apresentam-se no Chapada Gourmet o grupo Chapada em Concerto, na praça Dom Wunibaldo, nos dias 4, 5 e 6 às 20h. Na sexta (6), também haverá apresentação do grupo de siriri Flor de Cambambe, do Distrito Água Fria.
Para saber mais sobre a programação, clique AQUI. Informações AQUI.


Imprimir