Imprimir

Notícias / Colunas

Dicas da Saúde: Exames Complementares

Marcelo Sandrin

Exames complementares como descrito, são complementares, havendo hoje uma sobrevalorização dos mesmos, levando a população a ansiedade desnecessária quanto aos mesmos. Bem indicados os exames complementares diversos, laboratoriais, radiológicos, ultrasonograficos, tomograficos...., são de valia para diferenciar hipóteses diagnósticas, para acompanhamento eficácia do tratamento, controle de  curas...

Mas infelizmente, exames são onerosos e com a cada vez mais rápida incorporação de novas tecnologias, em ritmo alucinante, os custos da medicina estão se aproximando do proibitivo, sendo a segunda causa de pressão inflacionária no mundo moderno. Somos sempre surpreendidos em consultório com o paciente que chega e “doutor, vim aqui para o  senhor pedir um exame para mim”.

É triste, pois não existe exame ou medicação que substitua o bom relacionamento médico paciente, e em boa parte veremos que a banalização do relacionamento médico-paciente advém da crença de que exames são mais fidedignos, acurados, que as relações humanas. Lembremo-nos, exames não curam ninguém, somente através de um bom relacionamento entre os familiares e a equipe médica que assiste o enfermo, é que se é capaz de otimizar o tratamento do mesmo.
Imprimir