Imprimir

Notícias / Política Cultural

Biblioteca de Cuiabá é selecionada por comitê nacional para receber computadores e cursos de capacitação

Da Redação - Naiara Leonor

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça é uma das 50 instituições do Brasil selecionadas pelo Comitê para a Democratização da Informática (CDI) para receber 10 computadores de última geração e cursos de capacitação aos funcionários. O projeto tem durabilidade de dois anos, e prevê, entre outros objetivos, o estímulo à criação de um ambiente inovador nas bibliotecas para melhorar o acesso à leitura e ao conhecimento.

Leia mais:
Projeto ligado ao Siminina vai arrecadar livros para as unidades de assistência
"Ensino de história e literatura de Mato Grosso nas escolas seria uma verdadeira revolução", diz Mahon

De acordo com a bibliotecária Patrícia Helena Jaeger, a iniciativa será fundamental para o processo de informatização e inovação de processos. Isso porque, além dos computadores, irá propiciar a capacitação de pessoas, promovendo conhecimentos que serão compartilhados com o público por meio da oferta de serviços, como cursos e atividades culturais.

Este mês de junho, a coordenadora de Metodologia e Conteúdos do CDI, Lia Gonzales, visitou a instituição para conhecer o espaço e avaliar as condições de funcionamento. Entre os requisitos para participar estão à disponibilidade de bibliotecários no quadro de funcionários de carreira, acessibilidade (endereço e horários de atendimento para o público) e espaço físico.

“A biblioteca Estevão de Mendonça é um ambiente muito agradável, e atende a todos os requisitos solicitados, como acesso à internet e a localização, pois se encontra na região central. Também tem o número de salas suficientes para receber o material. A expectativa com o projeto é que a instituição se fortaleça em seu papel de espaço disseminador de informação e cultura, além de fomentar o uso da tecnologia como ferramentas de fortalecimento das políticas públicas”, destaca Lia.

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça foi fundada em 26 de março de 1912 e é dividida em dez salas temáticas: Sala Mato Grosso, Sala de Obras Raras, Sala Afro-Brasileira, Sala Indígena, Sala Braille, Sala de Literatura Infantil, Sala de Periódico, Sala Literatura, Sala Acervo Videoteca e Sala Acervo Geral, e conta com um acervo de 100 mil volumes. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 14h às 18h, e está localizada no Palácio da Instrução, Centro de Cuiabá.
Imprimir