Imprimir

Notícias / Cinema

Abertura de festival no Cine Brasília tem festa com filme, DJ e food trucks

G1

 A abertura do Festival de Cinema da Semana da Europa 2015 no Cine Brasília, no Distrito Federal, vai contar com uma festa com a projeção do filme italiano “O sol dentro ”, a DJ portuguesa Joana Hasse, e foodtrucks – caminhões com comida e bebida à venda – a partir das 19h desta terça-feira (12). A entrada é gratuita e a classificação, livre.

Do dia 12 ao dia 19 de maio, o Cine Brasília exibe filmes europeus que foram premiados em festivais do velho continente. Antes de cada sessão a curadora Daniela Marinho apresentará o filme e falará sobre as características da cinematografia de cada país.

As produções selecionadas fazem referência ao tema cidadania e desenvolvimento. São 18 filmes no total, um de cada país. A programação completa pode ser vista no site da Eunic Brasil. O Cine Brasília fica na 106/107 Sul.

Até o próximo dia 19, Brasília terá concertos de música clássica com instrumentistas europeus, sessões de cinema e apresentações de músicas tradicionais do velho continente devido à 11ª Semana da Europa.

Nascimento da União Européia

A Semana da Europa é celebrada desde 2005 para marcar a passagem do Dia da Europa, comemorado em 9 de maio e criado para lembrar a paz e a unidade no continente. A data assinala o aniversário da Declaração Schuman, apresentada em Paris, em 1950, em discurso de Robert Schuman, então Ministro de Negócios Estrangeiros da França.

Na declaração, Schuman propôs uma nova forma de cooperação política para a Europa, que tornaria impensável uma nova guerra entre os países europeus. O documento é considerado o início do que é hoje a União Europeia.
Imprimir