Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Ao vencedor as batatas! Livro de Machado de Assis vira espetáculo

Terra

 Ao vencedor as batatas”. Você certamente já deve ter ouvido esta frase por aí, né? Ela foi dita pelo personagem “Quincas Borba” no livro de mesmo nome escrito por Machado de Assis. O ano da publicação era 1891.

Muito tempo depois, a coreógrafa e diretora da Cia. Fragmento, Vanessa Macedo, resolveu lançar o mesmo desafio aos seus bailarinos no espetáculo “Ao vencedor as batatas”.

O texto de Assis faz uma crítica social e a frase sobre as batatas aparece quando Quincas Borba conta uma história a Rubião, personagem principal do livro, sobre duas tribos que disputavam um campo de batatas. A tribo vencedora ficaria com as batatas e, assim, sua população não morreria de fome.

A montagem de Vanessa está adaptada aos nossos tempos. O motivo da disputa não são mais batatas. Por isto, a peça apresenta cinco solos, recheados de ironia e bom humor, para representar os fracassos pessoais.

Contemplado pelo 16º edital do Programa de Fomento à Dança da Secretaria Municipal de Cultura, o trabalho tem sido apresentado em espaços descentralizados e com acesso gratuito. Nesta quinta, a apresentação será na Zona Norte da capital paulista.

“Ao vencedor as batatas”
Cia. Fragmento de Dança
9 de abril, às 16, e 10 de abril, às 20h
Centro Cultural da Juventude
Grátis
Imprimir