Imprimir

Notícias / Literatura

Eleitas no final de semana, três novas imortais representam uma revolução na AML; Entenda

Da Redação - Stéfanie Medeiros

A Academia Mato-Grossense de Letras (AML) teve um final de semana histórico. Neste sábado (2), uma eleição nomeou três novas imortais: Lucinda Persona, Sueli Batista e Marta Cocco. Mas a verdadeira revolução deste processo eleitoral não é o fato de as acadêmicas serem mulheres, e sim de serem todas poetas pós-modernas.

Leia mais: Lançamento do livro "É" dá novos ares à Casa Barão de Melgaço; Veja fotos

Sim, esta é a primeira vez na história da instituição que três mulheres são eleitas de uma vez. Mas talvez o fato mais relevante desta nova escolha é a AML ter incorporado uma nova forma de fazer poético. A referência deixou de ser a tradicional escola parnasiana. E é neste detalhe, que passa despercebido por muitos, que vemos a verdadeira revitalização da academia.


(Da esquerda para a direita: Lucinda Persona, Sueli Batista e Marta Cocco)

Outro fato digno de nota é que depois do tradicionalismo típico de todas as eleições da AML, os imortais foram convidados para um café da tarde junto as mais novas acadêmicas. Ou seja, a AML voltou a dialogar não somente com o público, mas também entre si. “a academia vive um momento muito bom. É uma revitalização temática, mas também de convivência entre os acadêmicos”, disse o presidente da AML, Eduardo Mahon.

Depois de serem avisadas que foram eleitas para a AML, Marta, Lucinda e Sueli reuniram-se e planejaram este café da tarde. ``as três são amigas. A Marta mora em Tangará da Serra, mas já vinha para Cuiabá de qualquer jeito. Então, elas reuniram uma quantidade impressionante de acadêmicos. A AML volta a conviver até mesmo fora dos salões da casa Barão de Melgaço``, completou Mahon.


(Acadêmicos da AML no sábado (02), dia da eleição)

As cerimônias de posse das novas eleitas serão realizadas ainda este ano. A primeira a assumir a cadeira de número 4 será Lucinda Persona, no dia 30 de setembro. A imortal Yasmin Nadaf que receberá Lucinda na AML. Já no dia 24 de outubro, Marta Cocco será recebida pelo presidente Eduardo Mahon. Durante sua posse, Cocco sentará-se na cadeira 18. Por fim, no dia 18 de novembro, Sueli Batista ocupará a cadeira 34 e será recebida pela vice-presidente Elizabeth Madureira.

(Com auxílio de Eduardo Medeiros)
Imprimir