Imprimir

Notícias / Saúde e Beleza

Exercícios físicos: Saiba quais os mais adequados para crianças em cada faixa estária

Da Redação - Stéfanie Medeiros

Além de adultos com rotinas ocupadas, as crianças e adolescentes estão entrando na febre do novo milênio: muitas coisas para fazer em pouco tempo. Este cotidiano frenético pode ser estressante, por isso, uma boa solução não só para a saúde mental, mas também para o corpo, são os exercícios físicos. No entanto, é necessário prestar atenção para os tipos de atividades adequadas em cada faixa etária.

Segundo o pediatra Abelardo Bastos Jr., consultor do portal de consultas médicas online Consulte Aqui e membro do Departamento Científico de Saúde Escolar da Sociedade Brasileira de Pediatria, cada faixa etária possui habilidades específicas. "Crianças de até sete anos têm maior facilidade com esportes que envolvem velocidade; de 7 a 9, equilíbrio e postura estão mais em evidência e dos 10 aos 12 anos, atividades que requerem o uso de estratégias complexas da memória são as mais indicadas", indica.

Se escolhidos de forma correta, os exercícios físicos podem trazem muitos benefícios. A prática regular ajuda a prevenir obesidade, ansiedade, depressão, hipertensão, diabete, doença cardiovascular e osteoporose e contribui para uma melhor qualidade de vida na fase adulta. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 60 minutos de atividade aeróbica diária para crianças a partir dos 5 anos.

Antes de decidir qual esporte será praticado é importante que os pais e responsáveis estabeleçam quais são objetivos da atividade física; do contrário, o exercício pode desestimular a criança. "A avaliação pediátrica ou por um médico do esporte é fundamental para determinar o grau de maturidade e como estão a visão, audição e perfil psicológico da criança. Com base nisso, pode-se, por exemplo, determinar se o pequeno necessita de acompanhamento e adaptação para certas atividades. De modo geral, a atividade física é extremamente benéfica", explica o pediatra consultor do Consulte Aqui.

Escolhendo o esporte certo

É importante escolher a atividade física ideal de acordo com a idade e preferência da criança. "Levar em consideração o que o pequeno quer é fundamental, caso contrário, ele logo se cansará do esporte e não o fará da maneira e com a frequência corretas", explica o pediatra Abelardo.

Veja abaixo o esporte indicado para cada faixa etária:

Até 7 anos: natação, corrida, salto, futebol, capoeira, surfe, danças, ginástica rítmica e olímpica;

7 - 10 anos: ciclismo, atletismo;

11 - 13 anos: esportes de resistência; atletismo, ginástica, esportes com bola, salto ornamental e lutas.
Imprimir