Imprimir

Notícias / Música

Trio Macaco Bong se despede da formação original com show em São Paulo

Da Redação - Bruna Gomes

A banda cuiabana Macaco Bong realiza hoje (30), no Studio SP, o último show com formação original. O grupo surgiu em 2004 e sua história se desenvolveu concomitante ao Fora do Eixo já que os três músicos envolvidos com o projeto ajudaram na construção da ideia que hoje invade as fronteiras brasileiras e irradia pelo mundo. Além disso, são representantes da nova música brasileira, que emergiu de fora dos grandes centros do Brasil e se projetou nacionalmente.

A apresentação é a última Noite Fora do Eixo no Studio SP e reúne Bruno Kayapy, Ynaiã Benthroldo, Ney Hugo e Gabriel Murilo que se encontram no palco para executar as músicas dos três álbuns da banda (Artista Igual Pedreiro, Verdão Verdinho e This is Role), com convidados, como o quarteto de metais do Móveis Coloniais de Acaju e o pianista Vítor Araújo.

O acontecimento é um marco também pela despedida da casa plataforma de lançamentos da nova cena musical brasileira, que após 8 anos de vida intensa e cerca de 2500 shows, encerra seu ciclo no final de abril de 2013. O Studio SP teve papel fundamental nessa transmissão de informação do Brasil profundo para o eixo do país.

Entre as conquistas da banda, figuram a escolha de do álbum Artista Igual Pedreiro, como o melhor álbum lançado em 2008 pelos jornalistas da revista Rolling Stone. Além disso, em 2010 a banda foi indicada ao lado de Caetano Veloso e Maria Bethânia ao prêmio da Revista Bravo na categoria Melhor Show. Na estrada constam apresentações em todas as regiões do Brasil, além de Argentina, Uruguai, Chile, Canadá e Espanha, grandes apresentações no Auditório do Ibirapuera, Shows com Giberto Gil, e dezenas de festivais independentes brasileiros, participando também de SWU, Planeta Terra, Primavera Sounds, Pop Montreal, entre outros.

Quanto aos convidados, o pianista pernambucano Vítor Araújo, já foi considerado um menino prodígio no início da carreira por conta da extrema habilidade no piano. Cresceu em idade e desenvoltura, circulou, lançou o DVD Toc, conquistou público, ganhou prêmios, passeou pela imprensa e televisão nacional, construiu um admirável currículo, e atualmente trabalho o disco A / B, que inclusive conta com uma participação do Macaco Bong.

Já o Móveis Coloniais de Acaju, é um grupo reconhecido como um dos melhores shows de bandas brasileiras, tendo lançado o DVD - Ao Vivo no Auditório Ibirapuera. Com produção de Carlos Eduardo Miranda (Skank, CSS, Raimundos, programa Astros), o segundo disco, “c_mpl_te”, também teve reconhecimento. “Sem dúvida, um dos melhores e mais importantes discos que fiz” – atesta Miranda. Segundo a revista Rolling Stone, o disco esteve entre os cinco melhores lançamentos de 2009. 

A sonoridade do encontro é baseada na desconstrução dos arranjos da música popular em seus formatos convencionais e aliada à linguagem das harmonias tradicionais da música brasileira com jazz/fusion/pop e etc. O Macaco Bong busca nunca concretizar rótulos relativos às variedades nas vertentes dos gêneros musicais em suas composições. Tudo isso aplicado tanto na estética quanto no conteúdo do rock’n’roll.

O show vai ser transmitido na íntegra pelo canal PosTV (www.postv.org), a partir das 23h.
Imprimir