Imprimir

Notícias / Cinema

Cinema revive Renato Russo no 17º aniversário da morte do artista

Da Redação - Priscilla Silva

Hoje, 11 de outubro de 2013, fazem 17 anos da morte de Renato Russo. Porém, apesar da ausência física, sua voz e sua obra perduram ao tempo e estiveram em evidência neste ano.O cantor morreu devido a complicações causadas pela Aids, na época com 36 anos de idade. 

Leia mais: ' Legião, batidão e lambadão: não somos tão jovens'
"Faroeste Caboclo" e "Se Beber Não Case 3" movimentam cinemas da cidade

Renato foi um artista que ficou conhecido pela sua voz grave e suas composições poéticas e de criticas ao governo. Algumas delas, como ‘Que País é Esse?’, até hoje são tocadas como hinos durante manifestações e luta por melhorias no país.

Também conhecido como 'O Trovador Solitário', depois de sair de sua primeira banda, ‘O Aborto Elétrico, Renato inspirou vários cineastas brasileiros a desenvolverem longas-metragens que foram aclamados, e, também muito criticados pelos fãs do artista.

Ao todo, três filmes foram lançados este ano; “Somos Tão Jovens”,  “Faroeste Caboclo” e “Eu te Amo Renato”,  lançado apenas pela internet. Dessas obras, 'Somos Tão Jovens' foi o filme que ficou entre as melhores estreias entre os filmes brasileiros lançados em 2013.

Já ‘Faroeste Caboclo’ recebeu críticas positivas de especialistas e chegou a atingir uma média de 3,3 de 5 estrelas, de acordo com o site Adoro Cinema. O longa chegou a ser descrito como um filme de "bang bang à brasileira", ao oferecer ação, romance e suspense. Tudo isso sem ser pudico ou esconder a realidade daquela juventude, regada a sexo, drogas e violência.

Outra obra inspirada na carreira e vida do cantor está o filme “Eu te Amo Renato”, que  marcou a estreia do Brasil em produções feitas exclusivamente para distribuição na Internet. Com tantas produções cinematográficas lançadas este ano, a memória e obra de Renato Russo, mais uma vez, atraiu novamente multidões para as salas do cinema, todos interessados em rever as canções que resistem ao tempo.
Imprimir