Com apenas 20 anos, Filipe Godoy tem ganhado atenção nas redes sociais ao produzir vídeos que fazem algo que boa parte da população já faz, mas sem câmera ligada: pesquisar o melhor preço antes de fazer uma receita. Nos vídeos, ele orça os ingredientes de pratos populares como brigadeiro ou estrogonofe e compara quanto custa fazer o mesmo prato em diferentes mercados de Cuiabá.
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Ao Olhar Conceito, ele conta que a ideia surgiu de forma natural, já que ele sempre precisou ir ao mercado e buscar pelos melhores preços. “Moro perto do Comper e do Big Lar, que são os mais caros, então prefiro ir um pouquinho mais longe para ir no Assaí, que é mais barato. Comecei a fazer essa comparação, achei que seria um conteúdo bacana.”
Em um dos vídeos mais recentes, ele comparou o valor de uma receita de estrogonofe usando os seguintes ingredientes: filé de peito Sadia, extrato de tomate Elefante, ketchup Heinz e creme de leite Italac. O resultado mostra uma variação de R$ 18,05 entre o mercado mais caro e o mais barato.
No Big Lar, o prato sai por R$ 65,32. No Comper, custa R$ 55,86. No Fort Atacadista, cai para R$ 50,56. No Atacadão, fica em R$ 50,31. E no Assaí, o prato sai por R$ 47,27. A diferença entre o valor mais alto e o mais baixo representa uma economia de 27% para quem busca o melhor preço.
Filipe diz que o sucesso do conteúdo tem relação direta com a realidade dos brasileiros. “Sou um brasileiro ‘normal’, que vive o dia a dia do trabalho. Tudo que faço gosto de pensar se eu gostaria de assistir também. E isso encaixou muito com o público. As pessoas se identificam”, afirma.
Ele explica que, mais do que opinar sobre os mercados, seu objetivo é informar. “Tem uma coisa bacana que coloco lá, que é ‘meu compromisso é com a verdade’, porque só estou informando, basicamente é uma pesquisa. Eu aprendo junto também. Já tenho na cabeça, para cada receita, qual mercado posso ir para comprar. É um aprendizado para mim também.”
Nos comentários dos vídeos, o público costuma engajar não só com o preço, mas com as condições de cada mercado, mas Filipe reforça que esse não é o ponto principal do conteúdo.
“O pessoal sempre discute: no mais caro é mais tranquilo de ir, no mais barato tem muita fila. Mas ali, o meu papel é informar o preço, não estou dizendo ‘esse mercado é mais bonito’, estou mostrando o preço.”