Imprimir

Notícias / Música

Em novo single, Karola Nunes explora 'mágica do presente' com composição feita durante pandemia

Da Redação - Bruna Barbosa

"Botânica", novo single da cantora mato-grossense Karola Nunes fica disponível nas principais plataformas de streaming nesta sexta-feira (20), mas os fãs já podem fazer o "pré-save", uma forma de demonstrar apoio ao artista e ajudar a aumentar as visualizações e streams. 

Leia também 
Da janela de avião, transição mostra diferença entre céu azul e Cuiabá coberta por fumaça de queimadas

Na letra, Karola faz uma profunda reflexão sobre a conexão entre os seres vivos e a mágica do presente. A composição nasceu em um período de introspecção e transformação pessoal da cantora durante a pandemia da covid-19. Na época, ela enfrentou crises de ansiedade e encontrou alívio na música. 

Ao mesmo tempo, o interesse pelas plantas e o cuidado com elas ganharam um novo significado para a artista. "Na pandemia, eu me aprofundei no universo das plantas e comecei a entender a importância desse cuidado. A conexão entre vida e natureza me inspirou a criar uma música que falasse sobre como todos estamos interligados nesse mundo caótico".

A produção do single é marcada por encontros e colaborações mais do que especiais. Participam da faixa a icônica banda Rockers Control, formada por integrantes de projetos como Bixiga 70 e das bandas de Criolo e Anelis Assumpção, o renomado produtor Gustavo Lenza, ganhador de quatro Grammys Latinos e conhecido por trabalhos com nomes como Céu, João Donato, Arnaldo Antunes, Anelis Assumpção, entre outros e o produtor Marcos Maurício, do time de Baco Exu do Blues.

"Foi surreal ter a oportunidade de trabalhar com o Lenza, um produtor que sempre admirei, e com a Rockers Control, banda cuja música influenciou profundamente minha própria trajetória. O trabalho do Marcos Mauricio nos teclados também foi essencial para dar à música uma atmosfera única", comenta Karola.

Botânica também destaca a forte ligação de Karola com o reggae, um estilo musical que ela ajudou a popularizar em uma cidade dominada pelo sertanejo, através dos projetos Negramina, Raizêra e JahLua.

O single segue o legado do gênero em sua carreira, lembrando o sucesso de sua faixa "Chorar" do álbum de estreia "Somos Som", e reafirma seu compromisso com o estilo musical. Além disso, a música já conquistou cinco prêmios em Festivais da Canção, destacando ainda mais sua relevância no cenário atual.

O lançamento faz parte de projeto aprovado pelo edital Paulo Gustavo 001/2023/SMCEL/FMC - Ação de distribuição, circulação e divulgação - realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá/MT e patrocinado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.

Ouça "Botânica" nas principais plataformas, clicando aqui! 

Sobre Karola Nunes

Karola Nunes é cantora, compositora, instrumentista e sonoplasta. Graduada em Música pela UFMT, começou na música em 2004 em sua cidade natal, Rondonópolis-MT. Em 2015 fez seu primeiro show autoral no palco do Sesc Arsenal em Cuiabá. Lançou seu primeiro EP "Já É" em 2018. No ano seguinte lançou o álbum "Somos Som", produzido por Gustavo Ruiz, mixado por Victor Rice e masterizado por Felipe Tichauer.

O álbum traz as participações de Curumin, Pacha Ana e Abel dy Anjos. À sua trajetória, a artista ainda soma premiações no Prêmio Profissionais da Música (DF) como Melhor Autora do Centro-Oeste em 2021, Melhor Cantora em 2023 e Melhor videoclipe do Centro-Oeste em 2021 e 2023. E uma indicação ao Prêmio Multishow em 2023 na categoria Brasil, representando o estado de Mato Grosso.

Nos últimos anos lançou videoclipes que foram premiados em festivais no ES, DF, PE, SC, tendo conquistado também menção honrosa no Bogotá Music Video Festival e indicação em duas categorias no Music Vídeo Festival (MVF 2023). Karola ainda foi a entrevistada estreante do programa "Caça Joia" apresentado por China no Canal Futura e se apresentou na edição comemorativa de 30 anos do Festival Forró da Lua Cheia em São Paulo (2022).

Seu último lançamento foi o single "Batida Tropical", um feat com Dj Patrick Tor4 fazendo a conexão entre Praia e Pantanal. Além do seu trabalho solo também atua com outros projetos como a Calorosa, banda que idealizou e que traz influência direta de alguns ritmos mato-grossenses como rasqueado, lambadão e cururu, e, também integra o grupo de samba formado por mulheres, Sasminina.

Sobre Rockers Control

Surgido da formação original da banda Afetos, criada em 1996, o Rockers Control é formado por Bruno Buarque (bateria, percussão), Cris Scabello (guitarras, voz) e MAU (baixo). Conhecidos nas noites paulistanas do início dos anos 2000, o grupo sempre transitou de forma original em sonoridades diretamente influenciadas pelo dub jamaicano. Em 2008, lançaram o álbum "Jacuípe Sessions", e ao longo dos anos subsequentes trabalharam em diversos singles com participações nacionais e internacionais. Em 2021, lançam "Presenting To You - Rockers Control apresenta Cristopher Dilovah". 

 
Imprimir