Da janela de avião, transição mostra diferença entre céu azul e Cuiabá coberta por fumaça de queimadas
Da Redação - Bruna Barbosa
Da janela do avião, que decolou de São Paulo (SP), a artista plástica Amanda Homem filmou a transição entre o céu azul e com nuvens para o cenário desolador que se repete há dias em Cuiabá. A cidade totalmente coberta por fumaça impressionou Amanda, que registrou o momento em que o aeronave decolou.
Por conta da altura, a artista se deparou com a ausência de visibilidade, nuvens ou do azul do céu. "A gente foi se aproximando de Cuiabá e a paisagem foi perdendo a cor. Já sabia que estaria assim, mas me surpreendi com a visão do todo. Dá para ver melhor que aqui da cidade"
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Mato Grosso tem mais de 15 mil focos ativos de queimadas até o momento. Em 9 de setembro, o estado viveu o pior dia com relação aos incêndios florestais, somando 2.124 focos ativos em um único dia. Nas últimas 24 horas, Mato Grosso registrou 420 novos focos de queimadas.
O Cerrado é o segundo bioma brasileiro afetado pelas queimadas, com 36,2% dos focos até o momento. Mato Grosso concentra a presença de outros dois biomas, a Amazônia, com 50,7%, e o Pantanal, 2,9%.
Nesta semana, o Brasil alcançou o total de 184.363 focos de queimadas espalhados por todo o país, registrados desde o início de 2024. Por conta das nuvens de fumaça, que carregam toneladas de partículas de CO² e outros poluentes, a maioria das cidades brasileitas estão registrando os piores níves de poluição do ar.