Imprimir

Notícias / Literatura

Jornalista lança romance com história de sulista que se apaixona em pescaria no Rio Juruena

Da Redação - Bruna Barbosa

O jornalista Ademar Adams realiza o lançamento do romance "Rio Juruena", na próxima quinta-feira (18), às 19h, no centro cultural A Casa do Centro, na Praça da Mandioca, em Cuiabá. O livro foi publicado pela editora Dialética e conta a história de um sulista que vive embrenhado nas matas da Amazônica mato-grossense. 

Leia também 
Moedas de ouro, cédulas históricas e selos: idosos cuiabanos colecionam relíquias brasileiras

Numa noite de pescaria pelo Rio Juruena, Dário vê o vulto de uma mulher deitada nua numa praia. No outro dia, ele descobre que ela vivia com seu padrasto, que era seringueiro e busca forças de tirá-la de sua vida, mas se a mulher se apaixona por ele.

Com 1240 km de extensão, o rio Juruena atravessa o estado do Mato Grosso até sua divisa com o Amazonas, onde no entroncamento destes estados com o Pará, se encontra com o rio Teles Pires e, juntos, formam o rio Tapajós, que mais adiante desagua no rio Amazonas.

Personagens importantes ajudam a construir a narrativa: a mãe da menina, com uma trajetória de vida errante pelo mundão do Centro-Oeste e do Norte do país. O enfermeiro, estudioso do espiritismo, que se torna amigo de Dário e tenta conscientizá-lo a aceitar as vicissitudes e a não sofrer com os reveses da vida. O seringueiro, com sua vida dura de extração do látex a da esposa atacada pela malária.
Imprimir