O evento de lançamento da plataforma de mensuração do PIP da Economia da Cultura e das Indústrias Criativas (ECIC), realizado na semana passada em São Paulo, contou com a presença do secretário de Cultura de Primavera do Leste, Wanderson Lana. No encontro, o setor foi divulgado como o grande protagonista de 2020 no cenário econômico, gerando R$ 230,14 bilhões, o que equivale a 3,11% do PIB do país.
Leia também
Priorizando qualidade de vida dos animais, veterinária aplica paliativismo em clínica de Cuiabá
O dado é parte de um estudo do Observatório Itaú Cultural, com informações do IBGE. Lana, que também é coordenador da CIB de Mato Grosso (representante dos secretários e coordenadores de Cultura dos Municípios), reforçou a relevância dos investimentos em cultura, como os mais de R$ 2,4 milhões em projetos culturais aprovados em Primavera do Leste através da Lei Aldir Blanc em 2020.
"A cultura é fundamental tanto para o desenvolvimento social quanto econômico do nosso país. Em Primavera do Leste, continuaremos investindo em iniciativas que promovam a diversidade e o acesso à cultura, beneficiando a população e fortalecendo a economia local".
O titular da Pasta acompanhou ainda o lançamento dos editais para a cultura, como a Lei Aldir Blanc 2 e a Lei Paulo Gustavo, que prometem movimentar todos os setores culturais nos próximos meses. De acordo com ele, a secretaria de Cultura de Primavera do Leste ainda planeja lançar um informativo mensal sobre os editais abertos, que será divulgado nas redes sociais. O objetivo é possibilitar maior acesso e participação dos trabalhadores da cultura.
A metodologia do PIB da Economia da Cultura e das Indústrias Criativas do Observatório Itaú Cultural foi desenvolvida por um grupo de pesquisadores liderado por Leandro Valiati, professor e pesquisador da University of Manchester e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O indicador seguirá em constante aprimoramento, contribuindo para a compreensão e fortalecimento do setor cultural no Brasil.