Imprimir

Notícias / Política Cultural

Flor Ribeirinha embarca nesta quarta para representar o Brasil em mais uma turnê na Europa

Da Redação - Pedro Coutinho Bertolini

Associação Cultural Flor Ribeirinha está de malas prontas para mais uma turnê internacional na Europa, entre os dias 22 de junho até 1 de agosto. Com o espetáculo “Mato Grosso Dançando o Brasil”, o grupo irá se apresentar na Bulgária, Croácia e Eslovênia, levando para o mundo a cultura popular brasileira e regional.

Leia mais: 
Redeiras de Limpo Grande representarão Várzea Grande na maior feira de artesanato da América Latina
 
Idealizada e fundada pela Mestre da Cultura Popular e Doutora Honoris Causa pela UFMT, Domingas Leonor da Silva, a Associação Cultural Flor Ribeirinha atua há 28 anos no resgate, manutenção, proteção e difusão da cultura popular, sobretudo o Siriri e Cururu, bem como com outras formas de expressão da cultura regional em todo o Estado.
 
Agora, a convite da Federação de Festivais Internacionais de Dança (Fidaf), o grupo levará em sua bagagem as cores, vozes, gestos e alegria da identidade popular de MT para todo o mundo.  
 
Serão mais de um mês de turnê, com apresentações em três países da Europa. Bulgária, Croácia e Eslovênia terão o prazer de conhecer a riqueza da cultura popular expressada no Siriri, no Rasqueado, Frevo, Boi Bumbá, Samba, entre outras manifestações culturais do nosso país.

Ao longo desses dias o grupo representará o país com a realização de mais de 40 apresentações artísticas, em Festivais de Folclore em Maribor na Eslovênia, Festival Karlovac na Croácia, Festival em Mezdra, Plovdiv e Festival em Sofia na Bulgária. 

O espetáculo "Mato Grosso Dançando o Brasil" foi aclamado pela crítica e público, conquistando premiações importantes. Foi responsável por consagrar o grupo como Bicampeão Mundial de Danças Folclóricas, recebendo o primeiro lugar no “18º Festival Internacional de Arte e Cultura de Buyukçekmece”, na Turquia em 2017 e no 26° Festival Internacional de Dança na Polônia “Folk Harbor” em 2021 em Gorzów Wlkp.


A turnê conta com apoio efetivo do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado, Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), além de seus mantenedores, a EletroFios, Malai Manso Resort, Energisa, Sicoob, Biooleo, Bravos Indoor e Lojas Dona do Lar.
 
"Flor Ribeirinha" atua na comunidade histórica onde nasceu, São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá, onde se vivenciam e preservam as tradições cuiabanas nas celebrações tradicionais. Historicamente , o grupo realiza a importante tarefa de divulgar a cultura popular não só a nível regional, mas para todo Brasil e o mundo.
 
 
Imprimir