Imprimir

Notícias / Artes visuais

Artista plástico pinta mais de 60 obras de arte espalhadas pelas árvores do Parque Mãe Bonifácia

Da Redação - Pedro Coutinho Bertolini

O artista plástico Victor Hugo pintou mais de 60 obras de artes nas árvores das trilhas do Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá. Entre as espécies retratadas estão a onça-pintada, onça-parda, quati, arara-azul, cervo, tucano, jacaré do pantanal, tatu canastra, e outros animais, espalhados no parque. A iniciativa faz parte do Projeto Floresta Viva, que foi lançado no último domingo (6) pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).

Leia mais: 
Cuiabá ganha primeira escadaria decorada com mosaico de símbolos regionais após mutirão de moradores
 
A exposição permanente do pintor mato-grossense tem como objetivo estimular a consciência ambiental, afirma o artista.  Para ele, os animais foram pintados em locais estratégicos para que as pessoas possam fotografar, tirar selfie e também, ser um multiplicador em suas redes sociais.
 
Ele ressaltou a importância dessa intervenção artística para chamar atenção à conservação ambiental.  As pinturas, então, servem de alerta para a destruição do reino animal e da floresta. Entre as espécies retratadas estão a onça-pintada, onça-parda, quati, arara-azul, cervo, tucano, jacaré do pantanal, tatu canastra, e outros animais encontrados nos três Biomas: Pantanal, Amazônia e Cerrado. 

Durante o processo de produção das pinturas, o artista desenvolveu uma técnica que não agride as árvores utilizadas para a exposição das pinturas. Cada peça foi feita em tecido, e depois, fixada nos troncos, sem prejudicar as plantas.
 
Próximo a cada árvore existe uma placa com o nome do animal e um QR Code, que pode ser lido pelas câmeras dos smartphones, e apresenta um pequeno texto informativo sobre a espécie retratada.  O projeto Floresta Viva foi financiado com recursos de Compensação Ambiental.
 
A superintendente de Educação Ambiental da Sema, Vânia Montalvão, pontuou a importância do parque e da intervenção do artista, como mais um atrativo para os mato-grossense contemplar.
 
Serviço:

O Parque Mãe Bonifácia está aberto à população para a realização de trilhas, academia ao ar livre, e contemplação da exposição permanente Floresta Viva todos os dias, das 6h às 18h. A unidade fica localizada na Av. Miguel Sutil, em Cuiabá.
Imprimir