Imprimir

Notícias / Artes visuais

Colecionadora de arte, Andrea Pereira visita MT para levar obras de artistas regionais para exposição em São Paulo

Da Redação - Pedro Coutinho Bertolini

Uma das maiores colecionadoras de arte contemporânea do mundo, Andrea Pereira, foi recebida pelo governador Mauro Mendes a convite da primeira-dama de MT, Virginia Mendes, em um encontro no Palácio Paiaguás referente à arte mato-grossense e sobre levar as obras regionais produzidas no estado para divulgação na exposição da coleção de Andrea em São Paulo.  

Leia mais: 
Seleção internacional, obra inspirada em vira-lata caramelo e entrada no mundo da moda: conheça Hugo Alberto

O encontro foi idealizado pela primeira-dama com objetivo de debater e valorizar a arte mato-grossense. Para o governador, Andrea e José Olímpio, seu marido, fazem importante e relevante trabalho de valorização da arte nas suas mais diversas expressões, que acarretam no reconhecimento de identidades e na essência artística do país.  

No encontro foram expostas obras de quatro artistas de Mato Grosso, representados por Almira Reuter, Adir Sodré, Domingas da etnia Rikibatsia, e peças do coletivo de criação Ecoarts. 

Para a colecionadora e entusiasta da arte, Andrea Pereira, as obras são descobertas novas de uma arte contemporânea vista de maneira ilustre, que honra raízes. Ela pontuou que será um prazer expor a coleção dos artistas  em São Paulo.  

A cada dois anos, Andrea Pereira e seu marido José Olímpio Pereira realizam exposições com as obras de sua coleção. São cerca de 2.500 obras centradas na produção de artistas brasileiros a partir da década de 1940, com diferentes linguagens, como pintura, instalação, escultura, vídeo e fotografia. 

“Quando comecei, há quase 30 anos, a arte não tinha tanta expressão como tem hoje, mas nós começamos a observar que a nossa arte era boa e poderia conquistar o mundo. Hoje, nossa coleção é basicamente brasileira, ou seja, 95% de artistas brasileiros. Isso nos dá muito orgulho e acredito que é assim que tem que ser, precisamos elevar o nosso país da melhor forma e mais brilhante para mostrar quem somos", afirmou Andrea. 

O governador Mauro Mendes presenteou Andrea com uma peça da Ecoarts Amazônia, que une arte e ecologia e representa as belezas de Mato Grosso. Também foram homenageadas no encontro Carolina Scheffer, Aline Bortoli, Marina Bortoli, Jamille Grunwald e Gliciane Scheffer pelo trabalho voluntário. Participou também o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Neves.
Imprimir