Imprimir

Notícias / Dr. Juliano Slhessarenko - Cardiologia

Vacinação contra a gripe e pneumonia são importantes protetores para o coração, aponta especialista

Dr. Juliano Slhessarenko

Pouca gente sabe, mas ter alguma síndrome gripal é fator de risco para o infarto. Vários estudos indicam uma associação direta entre gripes e afins e a doença cardíaca.
 
Um dos mais consistentes estudos, publicado no periódico médico The New England Journal of Medicine, traz evidências de que a síndrome gripal aumenta em até seis vezes o risco de sofrer um ataque no coração na semana em que os sintomas da infecção tiveram início.
 
Se você é homem com mais de 60 anos, teve influenza tipo B e/ou já teve um episódio anterior de infarto, a probabilidade de complicações cardíacas tende a se elevar. Mas não pense que o problema se deve apenas à gripe comum. A Covid-19 também entra na história.
 
Em meio à onda que estamos vivendo, com altas taxas de infecção pela variante Ômicron, o alerta para o coração também se aplica a essa doença. Os dados mostram que o novo coronavírus está ligado a maior risco de infarto, AVC, trombose venosa, entre outros problemas graves no sistema cardiovascular.
 
A melhor saída? Prevenir-se tanto contra gripe, quanto contra o Covid.
 
A clínica Vacina Pra Todos, localizado na rua Jaques Brunini, Q2 (anexo a Clinmed), no bairro Jardim Europa, em Cuiabá, já possui a vacina da Gripe atualizada com sua variante H3N2 como a da Pneumonia.

O telefone para agendamento e atendimentos (65)999647923 ou (65)33596522.
Imprimir