Imprimir

Notícias / Diversão e Lazer

Baldaci leva telescópio para praças para 'investigar' alinhamento entre estrelas, lua e planetas

Da Redação - Lidiane Barros

A população cuiabana tem despertado cada vez mais para os assuntos da astronomia. Recentemente, várias pessoas têm sido atraídas pelas ações de um astrônomo amador que voluntariamente vai às praças da capital e leva seus equipamentos de observação, especialmente em dias de fenômenos raros.

Orquestra de MT traz acordeonista indicado ao Grammy Latino para concerto deste final de semana

Este entusiasta é Eduardo Baldaci que leva à frente o projeto “Observatório na Praça”. Neste sábado (7), ele estará na Praça 8 de abril, próximo ao Chopão e no domingo (08,) na frente do Ginásio Verdinho, no bairro CPA I.

A observação começa sempre às 17 horas. Segundo Baldaci, neste final de semana há um motivo a mais para olhar para o céu. “Sempre com início às 17 horas, o projeto consta da observação ao telescópio dos planetas Vênus e Saturno. Sendo que no dia 08 haverá um motivo à mais para olhar para o céu, pois haverá um raro alinhamento entre a estrela Spica, Vênus, Lua e Saturno.

“A Lua e Vênus irão estar tão próximos no céu que será possível vê-los juntos no mesmo campo visual de um binóculo. Tal fenômeno é um efeito de perspectiva, pois na realidade os dois corpos celestes estão distante um do outro por centenas de milhares de quilômetros. Observadores da Região Sul do Brasil poderão ver a ocultação de Vênus”, comenta Eduardo Baldaci

Quem quiser participar dos eventos, pode comprar uma camiseta do projeto ou doar R$ 5, que dará direito a observar os corpos celestes através de dois telescópios e ainda receber um Mapa ilustrativo da Lua, publicado em parceria com amadores dos USA.

Desde julho Baldaci vem percorrendo as principais praças da capital e atraindo novos fãs da astronomia, ao mesmo tempo que busca arrecadar doações para a aquisição de um telescópio de Hidrogênio Alpha, capaz de acompanhar as tempestades solares.

Ele se prepara para uma palestra que dará nos Estados Unidos, aonde foi convidado para falar sobre o seu sonho de instalar um observatório planetário na cidade.
Imprimir