Imprimir

Notícias / Música

Orquestra de MT traz acordeonista indicado ao Grammy Latino para concerto deste final de semana

Da Redação - Lidiane Barros

Os holofotes vão estar voltados para o acordeom na nova edição da série de Concertos Oficiais da Orquestra do Estado de Mato Grosso. Para a ocasião especial, o maestro Leandro Carvalho, convidou o acordeonista Toninho Ferragutti, instrumentista, compositor e arranjador já indicado ao Grammy Latino.

Orquestra de Mato Grosso leva estudantes da zona rural ao Cine Teatro Cuiabá

As duas apresentações estão marcadas para o sábado, dia 07 de setembro às 20h e domingo, dia 08 às 19h.
O concerto começa com um repertório dividido em duas partes: a primeira, erudita, exibindo a abertura do concerto para cordas do compositor moderno Witold Lutoslawski – numa homenagem aos 100 anos de nascimento do mais importante compositor polonês, depois de Chopin.

Na segunda, Ferragutti aparece como solista. Do instrumentista e compositor, a Orquestra exibirá cinco peças: Fantasia, Sanfonema, Forró Classudo, Nem Sol Nem Lua e Na Sombra da Asa Branca. 

Na opinião da crítica musical Maria Luiza Kfouri, "Toninho Ferragutti traz em seu acordeom a síntese de todos os grandes acordeonistas brasileiros e, ao mesmo tempo, é um instrumentista singular, com personalidade, som próprio e único, que praticamente reinventou o instrumento".

O envolvimento de Ferragutti com a música de orquestra não é de hoje. O acordeonista já realizou trabalhos com importantes orquestras brasileiras: Jazz Sinfônica de São Paulo, Orquestra sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Recife, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, dentre outras.

Criada em 2005, a Orquestra do Estado de Mato Grosso é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura e em 2013 conta com o apoio cultural do Hotel Amazon, Fisk Inglês e Espanhol, Localiza, Soul Propaganda e TV Centro América. Por meio da Lei de Incentivo a Cultura – Lei Rouanet – Ministério da Cultura, a Orquestrarecebe patrocínios do Grupo André Maggi, Instituto Votorantim e Votorantim Cimentos, que permitem a realização de suas principais séries de concertos: Oficiais, Didáticos e Populares.

Serviço:

Concerto da Orquestra do Estado de Mato Grosso com Toninho Ferragutti
Neste sábado (7), às 20 horas e no domingo (8), às 19 horas
No cine Teatro
Ingressos R$10 (inteira) e R$ 5 (meia) 



Imprimir