Imprimir

Notícias / Dr. Juliano Slhessarenko - Cardiologia

​Cardiologista explica o que é a famosa “ ponte de safena”

Da Redação - Michael Esquer

O que é uma cirurgia de bypass cardíaco ou “ponte de safena”?

A cirurgia de revascularização do miocárdio, também chamada de cirurgia de revascularização do miocárdio ou cirurgia de revascularização do miocárdio (CRM), é um procedimento que é feito para desviar o fluxo sanguíneo no coração em torno de uma artéria estreitada ou bloqueada do coração.

Leia também:
Cardiologista explica quais são os fatores de risco para angina ou dor coronariana

Razões comuns pelas quais a cirurgia de bypass cardíaco é realizada

A cirurgia de bypass cardíaco é frequentemente realizada para restaurar o fluxo sanguíneo para o coração para melhorar a função do coração e sua capacidade de bombear sangue. Quando alguém tem uma ou mais artérias gravemente bloqueadas ou áreas de bloqueio em uma artéria, a cirurgia de revascularização do miocárdio é uma opção de tratamento comum. Às vezes, as pessoas se referem à cirurgia pelo número de bloqueios que precisam ser tratados – como um bypass quádruplo (quando quatro áreas precisam ser tratadas).

O objetivo da cirurgia de bypass cardíaco é melhorar a função do coração e reduzir a probabilidade de um ataque cardíaco ou morte por doença cardíaca.

A cirurgia de bypass cardíaco é a cirurgia de escolha em algumas circunstâncias: Como é realizada a cirurgia de bypass cardíaco?

A forma como a cirurgia de revascularização do miocárdio é realizada depende do processo que seu cirurgião escolher usar. A maioria das cirurgias de bypass cardíaco é cirurgia cardíaca aberta.  Durante a cirurgia de coração aberto, o cirurgião faz uma incisão no centro do tórax e conecta uma máquina coração-pulmão para desviar o sangue do coração, mas ajuda a mantê-lo fluindo para o resto do corpo.  Depois disso, a caixa torácica é aberta para que o cirurgião possa acessar seu coração. 

Uma vez que seu peito esteja totalmente aberto, seu cirurgião para seu coração temporariamente e a máquina coração-pulmão assume o bombeamento do sangue. Isso é chamado de cirurgia de revascularização do miocárdio com circulação extracorpórea. Uma vez que a máquina coração-pulmão está funcionando, o cirurgião remove uma seção de vasos sanguíneos saudáveis ​​de algum outro lugar do corpo (geralmente a parede torácica ou a parte inferior da perna) e prende uma extremidade acima do bloqueio da artéria e a outra extremidade acima do bloqueio. Isso permite que o sangue flua ao redor do bloqueio para que ele ainda possa nutrir o músculo cardíaco.

A cirurgia de bypass cardíaco sem CEC, também conhecida como cirurgia de coração batendo, permite que o cirurgião execute o bypass em um coração batendo sem conectar a máquina coração-pulmão. Como o coração continua a se mover (bater) durante o procedimento, é mais difícil do que a cirurgia de revascularização do miocárdio com circulação extracorpórea.

Alguns cirurgiões também realizam cirurgia de bypass cardíaco minimamente invasiva. O cirurgião faz uma pequena incisão no tórax e pode usar um robô e imagens de vídeo para operar o coração. Existem algumas variações deste tipo de cirurgia.

 A cirurgia de revascularização do miocárdio com circulação extracorpórea é o tipo mais comum de cirurgia de revascularização do miocárdio;  no entanto, à medida que as tecnologias melhoram e mais cirurgiões são treinados em técnicas minimamente invasivas e robóticas, esses tipos de cirurgia estão em ascensão.

Coração minimamente invasivo versus coração aberto

Existem riscos e benefícios tanto para a cirurgia minimamente invasiva quanto para a cirurgia de revascularização do miocárdio. Normalmente, quanto menos invasiva for uma cirurgia, mais rápido será o período de recuperação e menos dor, cicatrizes e sangramento serão experimentados.

A maioria das pessoas se recupera completamente após a cirurgia de bypass cardíaco.  É um processo de recuperação longo, mas com os devidos cuidados, pode ser bem sucedido.  Você provavelmente ficará no hospital por cerca de uma semana – vários dias na UTI e depois mais alguns dias em outra parte do hospital.  Depois de voltar para casa, você terá limitações rígidas por algumas semanas, mas as limitações serão reduzidas com o tempo.  Dentro de seis a oito semanas, você deve ser capaz de fazer a maioria das coisas que fazia antes da cirurgia.

Saiba mais sobre o que esperar para a recuperação após a cirurgia de bypass cardíaco

— Taxas de sobrevivência

As taxas de sobrevivência variam de hospital para hospital.  Eles também variam de acordo com a idade e outros fatores. Por exemplo, a taxa de mortalidade após a cirurgia de ponte de safena, de acordo com o Medicare Experience nacional, mostra que a taxa de sobrevivência de 30 dias foi superior a 95% para pessoas de 65 a 69 anos e cerca de 89,4% para pessoas com 80 anos ou mais.  Em outro estudo com quase 10.000 receptores de cirurgia cardíaca, mais de 90% dos pacientes ainda estavam vivos após cinco anos.

— Complicações

O risco de complicações da maioria das pessoas durante ou após uma cirurgia de revascularização do miocárdio planejada é baixo.  Seu cirurgião tomará medidas para reduzir o risco de complicações, mas existem algumas possíveis complicações durante e após o procedimento.  Algumas das complicações mais comuns são: Se você tiver uma cirurgia de bypass cardíaco de emergência ou tiver problemas de saúde adicionais, seu risco de complicações pode ser maior do que o normal. Converse com seu cirurgião sobre quais são seus riscos específicos. Se os riscos superarem os benefícios potenciais, você e seu médico podem decidir que a cirurgia não é a melhor opção no momento.
 
Imprimir