Imprimir

Notícias / Carreira

“Foco e inovação são a nossa marca”, diz Ziad Fares ao celebrar 20 anos da ZF Comunicação

Da Redação - Vinicius Mendes

Às 20h02 do dia 20 de fevereiro de 2002 era inaugurada a ZF Comunicação, em Cuiabá. O publicitário e empresário Ziad Fares dava início à história da empresa que mais tarde seria reconhecida como a primeira agência 360 graus de Mato Grosso e concentrando importantes clientes dos mais diversos segmentos econômicos regionais e nacionais. Vinte anos depois, os pilares que sustentam o sucesso da empresa, segundo seu fundador, são o “foco e a constante inovação”.

Leia mais:
ZF Comunicação inaugura filial em Goiânia e quer ir para Brasília

Com as paredes e estantes repletas de prêmios, a sede da ZF, no bairro Quilombo, em Cuiabá, revela um histórico de conquistas. Suas peculiaridades começam com a escolha da data e horário escolhidos para o lançamento da empresa, história que remonta ao período no qual Ziad Fares morou em São Paulo (SP), para estudar publicidade pela Universidade Anhembi-Morumbi. À época, ele também trabalhou como produtor do programa da jornalista Marília Gabriela.

Ao preparar o programa piloto do De Frente com Gabi, Ziad acabou se tornando muito próximo de Aparecida Liberato, irmã de Gugu Liberato, falecido em 2019. Aparecida é numeróloga e escritora e foi quem indicou ao publicitário que o horário de 20h02 do dia 20/02/2002 era propício para dar início à empresa, já que representaria progresso e prosperidade.

Ziad Fares seguiu o conselho e conta que fez a inauguração tendo apenas mais dois colaboradores. “Inaugurei a agência em um dia e no outro fui trabalhar, batendo de porta em porta à procura de clientes”, relata.

O publicitário também passou a atuar como diretor do Programa Vip, que fazia cobertura de eventos empresariais. Com isso, dava-se início ao network com os empresários, que passaram a conhecer os serviços prestados pela agência e contratá-la para cuidar de suas marcas.

“Um ano e meio depois da inauguração, a ZF Comunicação já estava com 39 clientes e consolidada no mercado. Depois passamos a atender a Unimed Cuiabá, que foi nosso cliente por 12 anos. Como se tratava de um cliente grande, nossas peças passaram a ser mais veiculadas e, com isso, também ganhamos mais visibilidade”. Diante da notoriedade, a ZF chegou a atender simultaneamente 110 clientes.

Até aquele momento, a empresa tinha foco centrado no varejo, depois passou a expandir sua atuação para a área institucional, e a atender autarquias e órgãos públicos.

Ao celebrar os 20 anos de atuação, Ziad Fares avalia que dois fatores foram determinantes para que sua empresa se transformasse em referência. “O sucesso de qualquer empresa se dá por meio do foco e inovação. Se você é focado naquilo que acredita, que tem a técnica, vai entregar um bom trabalho. Se você focar em oferecer algo diferente, também terá sucesso”.

Planejamento e gestão

Com uma atuação que vai além da criatividade das campanhas, a ZF Comunicação também se destaca pelo planejamento e gestão de comunicação que oferece aos seus clientes. O publicitário e sócio-diretor Frederico Parma é o responsável por cuidar dessa área da agência.

“O planejamento de comunicação é fundamental para se alcançar os resultados. Lançar e manter uma marca não se resume a apenas uma campanha, é necessário uma comunicação contínua. Entendo que a publicidade não existe apenas para ganhar prêmios, sim para alcançar um objetivo, e para alcançá-lo, o planejamento é fundamental”, relata.

Com essas habilidades, que reúnem criatividade, inovação, gestão e planejamento, a ZF conseguiu feitos inusitados, centenas de prêmios e além da fidelidade e admiração dos clientes.

É o que relata Silvio Muller, sócio administrador da Somatem, empresa que administra cemitérios em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Chapecó (SC). “A ZF proporcionou verdadeira evolução para a nossa marca. Pudemos notar uma transformação enorme na nossa comunicação, sempre de forma muito prestativa”.

O CEO da Casa Prado, Geraldo José Prado, também enfatiza que a ZF é muito importante para a história da sua empresa, já que foi a responsável pelo reposicionamento e novo conceito da marca há mais de 10 anos.

“Hoje temos uma relação de confiança com a ZF, que sempre nos proporciona campanhas bem-feitas por uma rede de profissionais qualificados. É uma empresa que nos ouve bastante e sempre busca fazer o melhor. Desejo que continue sempre crescendo e trilhando esse caminho”.

Trabalho sem rotina

Ziad Fares, apesar de sua empresa ter mais de 85 profissionais e know-how suficiente para que o negócio caminhe por conta, faz questão de ir ao trabalho todos os dias, reunir-se com os clientes, vender os serviços da empresa, organizar eventos e cuidar de perto dos detalhes, que julga ser seu diferencial.

“Eu amo o que faço. Tenho satisfação quando vou visitar meus clientes. Me sinto mais à vontade do que ficar sentado na cadeira de CEO. Estar presente é conhecer. Eu quero viver e compartilhar dos problemas dos meus clientes para entregar uma solução” afirma.

Dentre os colaboradores que estão na ZF há mais tempo, a publicitária e diretora de criação Fernanda Lima, que está há 17 anos no grupo. Ela foi a terceira contratada da empresa e acumulava as funções de redatora publicitária e diretora de arte, cargos que exerceu até 2008.

Depois disso, Fernanda assumiu a Direção de Criação da ZF, função que ocupa até hoje. Sendo a idealizadora de mais de 14 mil jobs já produzidos pela agência, Fernanda conta que dentre as experiências mais marcantes em sua carreira está a vez que em um prazo muito apertado criou um convite para o lançamento de um produto da antiga Renosa, agora Solar, que é a representante da Coca-Cola no Brasil.

Ela conta que fez um convite impresso em acetato transparente que foi colocado dentro de uma garrafa de Coca-Cola e entregue aos convidados com um pequeno abridor para poder abri-la e retirar o convite. Apesar de inicialmente ter parecido impossível impactar e mobilizar o público para participar do evento, a ideia deu certo e foi o que ela define como um verdadeiro “sucesso”.

“Não existe o impossível para nós, porque sempre damos um jeito de fazer o que o cliente nos pede, com o prazo e a verba que tiver. Tem algo no meu trabalho que para mim é um presente que é a infinidade de conhecimento que chega todos os dias, dos mais variados segmentos e isso não cria rotina no trabalho, cada dia uma coisa nova.

A gerente financeira da ZF, Ariadne Souza, também está há 17 anos na empresa. Ela relata que começou como assistente de faturamento e que fazia de tudo na agência, desde a recepção dos clientes, atendimento do telefone e demais rotinas específicas. Hoje Ariadne é a principal responsável pelo faturamento, departamento pessoal, contratos, administrativo e demais funções pertinentes ao setor.

“Cresci junto com a ZF, hoje olho para trás e vejo minha evolução, não só na vida profissional como pessoal. Minha vida mudou totalmente, tive oportunidade de estudar e dar estudo para minha filha, oportunidade de conhecer pessoas incríveis e especiais que fazem parte da minha vida até hoje”, pontua.

Agência 360

A partir da demanda dos clientes por outros serviços ligados à comunicação e eventos, a ZF Comunicação passou a contar com outras empresas que também atuam nessas áreas. Com isso surgiu a ZF Xperience, que é a empresa responsável pela promoção de eventos.

Em seguida, o Grupo passou a contar com a Engaje, que oferece soluções em redes sociais e, por fim, a ZF Press, que presta assessoria de imprensa.

Em 2018, a ZF expandiu sua presença física para fora de Mato Grosso e abriu sua filial em Goiânia (GO). Já em 2021, a agência se tornou coligada da Lew'Lara\TBWA, que faz parte do maior grupo internacional de publicidade do mundo, em um trabalho conjunto para a Nissan.
Imprimir