Imprimir

Notícias / Comportamento

Livro que mapeia formas de brincar em Mato Grosso é lançado nesta quarta-feira

Da Redação - José Lucas Salvani

“Cartografia do Brincar - Brinquedo e Brincadeiras do Centro da América do Sul” será lançado nesta quarta-feira (19), no Centro Cultural Casa di Rose, em Chapada dos Guimarães (a 60 km de Cuiabá). A obra, de Micheli Sierra, mapeia as formas de brincar de 12 comunidades rurais e bairros de Chapada.

Leia também:
Governo de Mato Grosso estuda soluções para retomar turismo na Gruta da Lagoa Azul

A autora Micheli Sierra e equipe de produção percorreram as comunidades e registraram como as crianças e adultos brincam e quais brinquedos constroem. O livro conta com relatos de mais de 90 brincadeiras, fotos, um mapa conceitual do município elaborado pelo geógrafo Eduardo Rocha, ilustrações em aquarela feitas pela artista plástica Fabrícia Campello e projeto gráfico de Roseli Carnaíba.

“O livro traz o contexto da territorialidade do brincar e da potência da infância, onde a criança é protagonista e narradora de sua própria história. É uma viagem ao devir e um aprofundamento no imaginário, desvelando as contribuições da cultura da infância para um mundo melhor”, destaca Micheli.

Como contrapartida do projeto, foram entregues 200 exemplares do livro para a Secretaria Municipal de Educação de Chapada dos Guimarães, de modo que o material possa ser aproveitado em sala de aula. O lançamento acontece oficialmente nesta quarta-feira, a partir das 17h.

O projeto foi um dos selecionados no Edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), por meio da Lei Aldir Blanc.

Serviço

Lançamento do livro “Cartografia do Brincar – Brinquedos e Brincadeiras do Centro da América do Sul”
Data: Quarta-feira (19.01), às 17h
Local: Centro Cultural Casa di Rose – Chapada dos Guimarães
Mais informações: Instagram @cartografiadobrincar
Imprimir